O empréstimo para autônomo costuma ser buscado por aqueles que desejam trabalhar no desenvolvimento do seu negócio. Contudo, este é um tema que ainda gera muitas dúvidas, tais como: quais as chances de ter a linha de crédito liberada e o valor das taxas de juros e como fazer a comprovação de renda.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Pensando nisso, o blog da Melhortaxa preparou um conteúdo que esclarece as principais dúvidas sobre o empréstimo pessoal para autônomos.
Se você pertence ao grupo de trabalhadores informais que desejam obter uma linha de crédito, confira o texto a seguir.
Um dos comprovantes exigidos durante a solicitação de uma linha de crédito pessoal é o de renda. Porém, por não ter um salário mensal e fixo, os autônomos encontram grande dificuldade em conseguir empréstimo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Não existe qualquer tipo de restrição de liberação de crédito para trabalhadores informais, mas como comprovar renda sendo autônomo e, assim, conseguir o empréstimo?
Há alguns documentos que podem ser utilizados como apoio para facilitar essa aprovação. Entre as opções que você pode utilizar, estão: recibos de pagamento de autônomo, extratos bancários e contratos de prestação de serviços.
Ter como comprovar renda sendo autônomo, infelizmente, não é uma garantia de juros mais atrativos. Neste caso, os empréstimos tendem a ter altas taxas, devido à insegurança financeira no compromisso assumido pelo interessado.
Porém, isso não é uma regra! Para ter o crédito aprovado e com juros baixos, é possível reunir comprovantes de que você é um bom pagador. Para isso, verifique o seu score e o seu cadastro positivo em gestores de bancos de dados.
Dependendo do valor a ser solicitado em um empréstimo para autônomo, é válido estudar os tipos oferecidos pelo mercado, atualmente. Assim, é possível conseguir melhores condições e taxas de juros, por exemplo.
De acordo com um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cerca de 16% dos empresários que buscam os serviços do agente de capacitação, solicitam crédito para investir no próprio negócio. Na maioria dos casos, o investimento é para aumento de capital de giro, outra parcela se aplica a reformas, enquanto outra se destina à aquisição de novas máquinas.
Antes de solicitar uma linha de crédito, é importante ter definido o destino do montante. Assim, será possível se organizar melhor financeiramente e não correr o risco de acabar com mais dinheiro do que o necessário — o que interfere no prazo de pagamento e nas taxas de juros.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para quem busca valores baixos, outras opções do mercado atendem à demanda, como o microcrédito e o empréstimo pessoal. No entanto, o microcrédito oferece um montante de até R$ 5 mil, o que, muitas vezes, é um valor pequeno demais para quem deseja investir de forma contínua na empresa.
Já o crédito pessoal possibilita o prazo de pagamento em 60 meses, um prazo curto para retorno de lucro. Além disso, nesse caso, as taxas de juros giram em torno de 4% ao mês. Outra vantagem da linha pessoal é poder fazer, de maneira mais simples, a solicitação do empréstimo on-line para autônomos.
Leia Tambem: Conheça 5 empresas de empréstimo online para quem está precisando de dinheiro urgente
Se o empréstimo para autônomo consiste em um montante maior, uma das opções é conseguir um investidor para o seu negócio. Formar uma sociedade envolve fatores diversos e perda de autonomia, que podem ser conflitantes para o interessado. Se preferir, um avalista pode assumir a dívida, mas fique atento às regras para aprovação.
Se a sua empresa está precisando receber investimentos em diferentes frentes e com um cálculo de retorno a longo prazo, o melhor empréstimo é o refinanciamento de imóvel, também conhecido como empréstimo com imóvel de garantia. Esta, inclusive, é uma forma de obter empréstimo rápido e fácil para autônomos.