--->
Saiba
Será que o INSS pode suspender a aposentadoria? Entenda o que pode levar a isso!
Geralmente, ocorre por conta de um não cumprimento de regra para que o benefício continue vigente.

Publicado em 01/04/2022 07:00

Foto/Reprodução


Do Financeone - A aposentadoria é um período muito esperado para os trabalhadores. É ter um tempo mais livre para aproveitar a melhor idade sem tantas preocupações com a renda. Ou ter mais tranquilidade caso se descubra que sofre de uma doença incapacitante. Mas, e se o INSS decide suspender a aposentadoria?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Essa é uma situação que pode acontecer. Geralmente, ocorre por conta de um não cumprimento de regra para que o benefício continue vigente. Além de suspender a aposentadoria, o INSS também pode cancelar o benefício, no caso de situações mais drásticas.

Pensando em te ajudar a evitar esse tipo de situação, o FinanceOne preparou um material que relata sobre os motivos que podem fazer o INSS suspender a aposentadoria. Fique de olho nas dicas para fugir desse problema!

Situações em que o INSS pode suspender a aposentadoria

Em primeiro lugar, vale dizer que a suspensão é temporária. Ou seja, ela ocorre quando o sistema do INSS encontra alguma irregularidade na concessão do seu benefício. Porém, ao entrar em contato com o órgão e resolver as pendências, o valor voltará a ser pago integralmente.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Contudo, existem irregularidades que cancelam o direito ao benefício. Nesse caso, você para de recebê-lo. É possível que você conteste essa decisão em âmbito jurídico, mas é um processo bastante burocrático.

Além disso, essa é uma decisão mais drástica. Por isso é preciso resolver os problemas apontados na suspensão, porque quando isso não acontece, o benefício pode ser cessado definitivamente.

O que fazer se o INSS suspender a aposentadoria?

Depois de resolver a situação que causou a sua suspensão, é preciso solicitar a reativação do benefício. Pode fazer pelo aplicativo, acessando o menu Meus Benefícios e depois escolhendo a opção Reativar Benefício. Além disso, é possível solicitar pelo telefone 135 também.

Confira algumas situações que podem fazer com que o INSS suspenda a aposentadoria:

Deixar de fazer a prova de vida

A prova de vida é um dos compromissos chaves na vida do beneficiário. Ou seja, é a ocasião, que acontece anualmente, em que você mostra que está vivo e, portanto, deve continuar recebendo o benefício.

Geralmente, a prova de vida acontece no banco em que o beneficiário recebe a aposentadoria. Caso não compareça, o benefício fica suspenso até a regularização da situação.

Deixar de fazer a perícia obrigatória

Esse ponto se aplica àqueles que são aposentados por invalidez. Nesse caso, a qualquer momento o INSS pode solicitar que o beneficiário realize uma perícia para revisão da sua situação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Assim, o Instituto avaliará se as condições ainda se enquadram nos padrões dessa aposentadoria.

No entanto, existem alguns casos em que o segurado não necessita mais comparecer à perícia obrigatória:

  • Quando se é aposentado ou pensionista por invalidez e possui mais de 60 anos;
  • Quem recebe benefícios previdenciários há mais de 10 anos;
  • Quando se é aposentado por invalidez por mais de 15 anos e se tem, pelo menos, 55 anos;
  • Portadores de HIV.

Erro na concessão do benefício

Naturalmente, o INSS tenta corrigir erros nos benefícios o tempo todo. É por isso, que eventualmente, ele pode suspender a aposentadoria de algumas pessoas.

Isso acontece no caso de alguém que recebe mais do que deveria, de pessoas que usaram documentos falsos para ter acesso ao benefício e outras irregularidades que podem surgir.

O INSS também pode suspender a aposentadoria

Prisão

Quando o segurado é preso, o INSS suspende a aposentadoria durante o período em que a pessoa está em reclusão. Sendo assim, quando a pessoa é liberada, ela pode solicitar que seu benefício seja reativado.

Recebimento de Salário Maternidade

Não é possível, de forma legal, receber o salário maternidade e a aposentadoria ao mesmo tempo. Ou seja, o benefício fica suspenso até que você deixe de recebê-lo.

Recusa ao comparecimento na reabilitação profissional

Para o caso do aposentado por invalidez, ele precisa comparecer a reabilitação profissional do INSS. É uma medida que ajuda que o segurado possa se preparar para retornar ao trabalho, uma vez que durante a perícia foi constatado que ele tem condições.

Ou seja, se você não comparece, o seu benefício também é suspenso até que você regularize essa situação.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->