Do Jornal Contabil - A aposentadoria é de direito do trabalhador, que quando chegar uma certa idade poderá se beneficiar de dias de descanso e lazer recebendo um salário do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Mas, para ter acesso ao benefício, a pessoa precisa tomar certos cuidados para não ficar esperando muito por não ter toda documentação necessária, que muitas vezes por estar faltando algo vai atrasar a concessão da aposentadoria.
Vamos mostrar para você alguns erros que podem ser evitados para que o seu pedido não demore a ser atendido.
O INSS exige vários documentos ao trabalhador para conceder a aposentadoria. Tudo vai depender do tipo de aposentadoria e do tempo trabalhado.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Caso você queira solicitar a aposentadoria especial, será preciso apresentar o PPP (Perfil Profissiográfico Profissional), que deverá ser preenchido de forma correta, evitando que sua solicitação sofra cumprimento de exigências ou indeferida. Neste caso, será preciso a ajuda de um advogado previdenciário que vai poder esclarecer todas as suas dúvidas em relação à documentação necessária para cada tipo de aposentadoria.
Muitas vezes quando o trabalhador vai pedir a aposentadoria descobre que seus dados não estão atualizados no PIS, NIT, Receita Federal, o qual vai atrapalhar a sua vida.
Quando você solicita a aposentadoria pelo Meu INSS, suas informações são verificadas junto a Receita Federal, havendo alguma pendência, o seu pedido será adiado, devido ao seu cadastro no sistema do INSS, não estar correto.
Um dos grandes problemas para o trabalhador é não ter todas suas contribuições ao INSS constando no CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Neste caso, é bom sempre verificar o seu CNIS, nele está contido o cálculo do tempo de contribuição do trabalhador.
Sendo assim, você poderá verificar se está faltando períodos que o INSS deixou de fora, não sendo contabilizados, podendo prejudicar sua aposentadoria.
Quando você for solicitar sua aposentadoria, verifique se toda documentação está em dia, se não está faltando nenhuma exigência do INSS.
Fique atento ao enviar sua documentação ao INSS
Não envie arquivos de foto — JPEG, JPG, PNG, dentre outros;
Não envie arquivos preto e branco — a menos que o original já seja preto e branco;
Não envie arquivos rasurados, manchados, remendados com fita adesiva.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os documentos devem:
Ser escaneado em máquina de scanner;
Ser em formato PDF;
Colorido;
Estar em bom estado de conservação e legível.