Quem pensa em se aposentar precisa ficar atento às novas regras em vigência desde que a reforma da Previdência foi aprovada. Para garantir um benefício mais vantajoso, o trabalhador precisa saber exatamente qual o momento certo de solicitar sua aposentadoria do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Fazer o cálculo das contribuições e escolher a regra ideal para se enquadrar pode mudar em muito o valor do benefício.
Se você começou a trabalhar antes de 1988, a maneira certa de evitar prejuízos financeiros é conhecer as regras de direito adquirido.
O especialista em Previdência Hilário Bocchi Junior explica que as regras de direito adquirido dizem respeito aos trabalhadores que começaram a contribuir antes de 1998.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além delas, também foram estabelecidas as regras de transição, válidas para quem estava perto de se aposentar ou já havia dado entrada no benefício.
No caso dessas primeiras diretrizes, a aposentadoria é abordada de forma proporcional, permitindo que contribuinte se aposente com menos idade, menos pedágio e mais cedo.
“Apesar de o nome do benefício ser aposentadoria proporcional, o valor do benefício pode ser maior, explica Bocchi Junior.
Para quem se encaixa nessa situação, é possível calcular o valor da aposentadoria direito no site do especialista.
A calculadora é gratuita e te ajuda a decidir o momento certo de solicitar o benefício ao INSS.
Do Capitalist