--->
Entenda
Quanto tempo depois de limpar o nome consigo acessar o crédito? Tire suas dúvidas
Na teoria, após limpar o seu nome você já poderia ter um crédito aprovado, independentemente de qual fosse

Publicado em 11/11/2022 10:13

Foto/Reprodução


Do Financeone - Você estava com restrições no seu nome e pagou todas as suas dívidas. Agora, após limpar o nome, quer solicitar um crédito, mas não está conseguindo. Quanto tempo será que precisa esperar para ele ser aprovado?

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É importante dizer que nem sempre já na primeira tentativa a sua solicitação será aprovada, devido ao seu score, que provavelmente ainda não estará alto. Além disso, saiba que quitar a dívida não vai fazer o seu CPF ter uma pontuação mais alta do dia para a noite.

Por isso, ter uma certa paciência para conseguir aprovar empréstimos, financiamentos e até mesmo pedidos de cartões de crédito é essencial. Mas quanto tempo leva depois de limpar o nome que é possível ter a aprovação?

Para saber continue lendo este artigo que iremos te contar tudo sobre o assunto!

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Quanto tempo depois de limpar o nome consigo aprovar um crédito?

Na teoria, após limpar o seu nome você já poderia ter um crédito aprovado, independentemente de qual fosse. Porém, na prática, nem sempre é assim, já que as instituições financeiras também avaliam outros fatores além da inadimplência.

E quais seriam esses fatores? Inúmeros! E vamos listar alguns abaixo para te ajudar a entender melhor.

-> Comprovação de renda: é avaliado quanto você recebe mensalmente e o valor do crédito solicitado, para saber se tem condições de pagar as parcelas;

-> Movimentação bancária: nesse caso as financeiras buscam entender melhor qual é a sua relação com o crédito, se você só realiza compras no dinheiro ou débito pode não ser bem avaliado;

-> Declaração do Imposto de Renda: essa é uma ótima forma de comprovar renda, além de mostrar que você tem uma boa relação financeira.

Sendo assim, não há como definir o tempo certo, tudo vai depender de como é o seu perfil de consumidor e o que as instituições financeiras estão avaliando na hora de aprovar o seu crédito.

Se você realizou o pagamento da dívida ou acordo, feito com a instituição ou com alguma empresa mediadora, saiba que o prazo é de cinco dias úteis para que seu nome saia do banco de dados de inadimplentes.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Essa informação foi confirmada pelo Serasa, que ainda diz que a empresa deve entregar ao cliente um recibo ou comprovante de quitação da dívida. Portanto, exija o documento para ter este respaldo.

O que fazer se o prazo acabou e o nome segue ‘sujo’?

Você fez o pagamento da dívida, o prazo de cinco dias úteis passou e o seu nome permanece “sujo”, constando na lista de inadimplentes. O que fazer nesses casos?

O Serasa recomenda, primeiramente, entrar em contato com a empresa credora, ou seja, aquela à qual você tinha uma dívida e não tem mais.

Qual o prazo para uma empresa limpar o nome sujo?

Embora não haja um prazo exato para você começar a ter novos empréstimos, financiamentos e créditos aprovados, existe um prazo para o seu nome sair da restrição. Você sabia?

O seu papel será avisar que já foi realizado o pagamento e pedir a baixa do seu nome na lista de inadimplentes. Afinal, isso pode atrasar as suas chances de novos créditos no mercado.

Se, mesmo com o seu contato, a empresa não prosseguir com a baixa no seu nome, você poderá tentar resolver a situação buscando ajuda com os órgãos de defesa do consumidor. Por exemplo, fazendo uma reclamação formal ao Procon do seu estado.

Vale destacar sempre que o prazo de cinco dias começa a contar a partir do pagamento da dívida e não da realização do acordo.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->