Do JRS Digital - Quem tira a habilitação precisa passar por aulas teóricas e práticas para aprender a dirigir e nesse tempo aprende todas as leis de trânsito. Porém, depois de habilitados, alguns motoristas acabam descumprindo essas regras e cometem infrações.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Se isso ocorrer e tiver um flagrante, a pessoa será multada e, logo após o deslize, já vem a insegurança em relação a ter que pagar algum valor.
O ponto é que a angústia pode durar alguns dias, pois, a maioria das pessoas não sabe em quanto tempo receberá a notificação.
Se está pensando por essa situação e pensando ‘como saber se fui multado?’, continue a ler esse artigo e encontre as respostas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Essa é uma dúvida muito comum, até porque a multa pode ser aplicada por diferentes agentes de fiscalização como Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Estadual (PRF), Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e outros.
Não importa qual a origem da multa, a regra de prazos para todas elas, é a mesma, assim é possível saber se fui multado em apenas alguns dias.
O tempo para que a multa esteja disponível para consulta no sistema do Detran é de até 30 dias a contar da data em que ela foi aplicada, tanto faz se for uma multa eletrônica ou manual. Esse também é o prazo limite para que o condutor seja notificado da infração.
A notificação ocorre pelos Correios, sendo feitas três tentativas nos endereços cadastrados junto ao Detran. Se não houver sucesso na entrega, é feita uma publicação no Diário Oficial e o motorista é considerado comunicado.
Independentemente de ser comunicado ou não é possível saber se foi multado por conta própria. Nesse caso, basta acessar o site do Detran para consultar se existe alguma infração pendente.
A consulta online pode ser mais rápida e pode agilizar alguns processos, como indicar motorista infrator ou entrar com recurso. Portanto, apesar do prazo máximo ser 30 dias, no site é possível ter essa informação antes.
Para que possa fazer a consulta online deve entrar no site do Detran do estado em que o veículo está cadastrado. Em alguns deles, além de poder fazer a consulta pelo veículo, há a possibilidade de pesquisar por motorista.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O layout de um estado para outro costuma variar, mas, ao acessar o menu deve encontrar um campo de “infrações” e é nele que deve clicar para fazer a busca.
Depois disso é só escolher o tipo de infração que deseja consultar – nesse caso, multa – e informar os dados solicitados do veículo. Se já tiver sido incluída no sistema, saberá que a infração ocorreu e poderá fazer o pagamento do valor ou recorrer.
Se não forem encontradas multas, verifique se elas estão dentro do prazo, ou seja, se já completaram os 30 dias, que é o limite máximo. Se já passou o tempo, significa que não foi registrada nenhuma infração, entretanto, se o prazo não estiver completo, a recomendação é fazer uma nova busca em alguns dias.
Sim. Os motoristas que optarem por se cadastrar no Sistema de Notificação Eletrônica – SNE receberão todas as notificações de multa eletronicamente e os documentos, como o boleto, de forma digital.
No caso de não haver recurso e o pagamento da infração ser realizado até a data de vencimento, esses motoristas conseguem um desconto de 40% sobre o total devido.
Vale ressaltar que esse desconto é somente para quem fez a adesão a essa forma de notificação e que a qualquer momento é possível fazer a troca para o modelo convencional.
Esse é outra pergunta que os motoristas prevenidos costumam se fazer, pois, eles querem que o veículo fique protegido e não sabem até que ponto a multa pode atrapalhar.
A verdade é que quando faz a cotação de um seguro de carro é feita uma análise completa do veículo e do segurado para calcular o valor do seguro auto. Isso inclui verificar a habilitação e pontuação e multas que esse já teve, além dos dados do veículo.
No caso de haver multas anteriores, pode-se entender que o risco que a seguradora assumirá é maior e isso encarecerá o seguro.
Outro ponto é que quando existem multas pendentes e ocorre um sinistro, a pessoa pode ter dificuldade de receber a indenização ou até pode ser negada. Se um carro sofre uma colisão e tem multas que geram a sua apreensão, a seguradora não arcará com os custos do reparo.
É preciso ficar atento quando se tem um seguro auto e tem multas em aberto, pois, elas podem atrapalhar.
Em todos os casos, sempre que surgir a dúvida para saber se fui multado, é melhor fazer a consulta online, que é rápida e gratuita.
*Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros.