Os títulos patrimoniais da Petrobras, se encontram intransitáveis por meio da intervenção do governo. Isso ocorre, devido a troca de presidente da empresa governamental, por insatisfação da população diante de tantos aumentos no combustível, o que impacta diretamente no bolso dos consumidores e na inflação.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Muitos se questionam a razão pela qual o Brasil não utilizar o próprio petróleo produzido, fazendo com que os custos e valores sejam mais acessíveis a população.
Porém, as maquinárias existentes no país, não são capazes de realizar o processo bruto, que nada mais é, a refinaria do óleo retirado do mar para tornar-se combustível ou outros derivados.
Dessa forma, é necessário e indispensável, a importação do produto em uma densidade mais fina, através de outros países, para realizar uma mistura, o que chamamos de blend. Por esta razão, o Brasil exporta e importa barris da commoditty.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além disso, vale ressaltar que nada é de graça, principalmente se tratando de algo valioso e fundamental para o país. Assim, não havendo como não cobrar um valor alto diante dos custos materiais e dos recipientes utilizados na importação.
O valor do combustível é composto pelo valor do barril no mercado internacional + cotação do dólar, que á moeda global, usada em todos os produtos negociados internacionalmente.
Por fim, ainda há muitas dúvidas quanto a privatização da Petrobras, a qual não ocorrerá tão cedo diante do atual governo, e dos próximos.
Além disso, a grande rasteira seria a utilização de carros elétricos, que apesar de já cobrarem IPI, os valores economizados em IPVA e combustível, compensaria e pouparia o bolso dos brasileiros.
Do Capitalist