--->
Entenda
Pedir emprego fora da minha área pode prejudicar o currículo? Tire suas dúvidas
Buscar emprego fora da área de estudo ou de experiência tem sido saída encontrada em meio ao desemprego recorde. Mas como fica o currículo? O que falar na entrevista? Como escolher a nova área? Veja tira dúvidas.

Publicado em 11/07/2021 12:32

Foto/Reprodução


Em meio ao desemprego recorde e a dificuldade cada vez maior de os brasileiros conseguirem se recolocar no mercado de trabalho, uma das saídas tem sido buscar emprego fora da área de estudo ou de experiência.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para especialistas, conseguir a vaga em outra área pode ser mais difícil por causa da falta de experiência. Mas, dependendo de quais setores o candidato escolhe para direcionar suas tentativas, ele pode se dar bem. E profissionais multidisciplinares, que tenham facilidade para se adaptar a diversas funções, saem na frente.

Antes de tomar a decisão, o indicado é escolher as áreas onde quer atuar. Algumas podem combinar com o segmento de atuação e até pedir habilidades semelhantes. Isso aumenta as chances de conseguir a vaga.

No currículo, é preciso destacar as competências adquiridas em experiências anteriores que farão a diferença para atuar em outra área. E dar destaque a cursos que estejam ligados ao novo objetivo.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Se a decisão de trabalhar em outro setor for temporária, é importante não deixar de se atualizar sobre a área em que sempre atuou.

Já o profissional que pensa em mudar de área em definitivo deve se planejar e fazer cursos para ter condições de concorrer com os demais candidatos.

É indicado o candidato aceitar uma vaga em uma área diferente para não ficar sem emprego?

 

Felipe Iotti: Depende do momento de cada profissional e as dificuldades que possa estar passando. Em linhas gerais, não é indicado aceitar de imediato uma vaga em uma área diferente - a menos que seja o desejo do profissional - assim que perde o emprego. Se possui uma reserva de emergência e teve acesso às verbas rescisórias, o melhor é que busque inicialmente dentro de sua atuação de interesse e, caso os recursos acabem, então ser mais flexível e se abrir para outras oportunidades.

Hugo Capobianco: O profissional deve avaliar com muita clareza qual é a sua necessidade, seja financeira ou psicológica, pois muitas pessoas que precisam trabalhar não conseguem aguardar um emprego na sua área de atuação. O mais indicado é o profissional tentar seguir, quando possível, na sua área, até para continuar se desenvolvendo na sua trilha profissional.

 

O que isso pode ajudar e prejudicar na carreira?

 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Hugo Capobianco: Caso o profissional escolha aceitar um emprego fora da sua área, a possibilidade de retomada pode ser mais difícil, certamente não impossível, mas requer alguns cuidados como, por exemplo, o que falar ao entrevistador a respeito dessa mudança. Lembrando que culpar o cenário econômico ou a alta taxa de desemprego não é uma argumentação bem aceita. Portanto, avalie muito bem ao se deslocar para outra área. Um ponto que poderá ajudar é o profissional se encontrar em outra área, em outra atividade, e ampliar sua carreira.

Leia reportagem completa direto do G1


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->