Do FDR - Com a aproximação de março, vai chegando mais perto o momento dos brasileiros começarem a fazer a sua declaração de Imposto de Renda (IR). É necessário estar atento a algumas coisas para não cair na malha fina da Receita Federal.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os contribuintes que caem na malha fina, é por conta da sua declaração ter inconsistência como erros de digitação e até omissão de informações.
Isso faz com que o contribuinte tenha que retificar a sua declaração para saber se vai restituir ou pagar algo para a receita. Saiba os erros mais comuns e como evitar.
Informar valores errados é um dos principais motivos dos contribuintes caírem na malha fina. Pode ser um zero a mais ou a menos, números inseridos em campos trocados e entre outros.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia Tambem: Empréstimo para negativado? Serasa ajuda como conseguir atraves de seu nome
Outro erro é usar ponto para separar reais e centavos. O programa só considera como separador de centavos a vírgula.
Algumas pessoas podem ser dependentes em somente uma declaração do imposto de renda.
Os filhos que possuem pais separados, apenas um pode ser declarado como dependente.
Não declarar os rendimentos de qualquer tipo da Receita Federal pode colocar a pessoa na malha fina. Isso vale para os dependentes que têm rendimentos.
Essas são duas formas de aposentadoria privada e cada uma delas deve ser declarada de forma correta.
As despesas de saúde podem ser deduzidas de forma integral no imposto, mas é necessário ter o comprovante de todos estes gastos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Leia Tambem: Score de crédito: o que é e como usá-lo para aumentar seu limite e conseguir os melhores cartões
Os carros, imóveis e outros bens seus e de seus dependentes devem ser declarados com o valor de aquisição, ou seja, o valor que foi pago no momento da compra e não o valor de mercado.
Ao cometer esse erro, o contribuinte pode aumentar ou diminuir o seu patrimônio.
O 13º salário não pode ser somado aos outros rendimentos tributáveis, pois ele é de tributação exclusiva na fonte e não possui direito de restituição, as tributações que são aplicadas no salário nos outros meses pode ser restituída.