Muita gente começou a prestar mais atenção nas moedas e cédulas que passam por suas mãos após descobrir que seu valor pode ser bem maior do que o estampado. Entre os colecionadores e amantes dessa arte, há exemplares considerados raridades que valem bastante dinheiro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Esse é o caso de uma moedinha de R$ 0,05 muito procurada. A característica que a faz especial está ligada à quantidade de unidades cunhadas no lote, ou seja, ela tem baixa tiragem.
Mas não é só o número de exemplares que pode fazer de uma moeda ou cédula um produto raro e desejado. Erro de fabricação, emissão em data comemorativa e assinatura de uma figura histórica importante são alguns detalhes que valorizam muito o dinheiro.
Conforme mencionado, existe uma moeda de 5 centavos pela qual os colecionadores estão dispostos a pagar até R$ 40. O lote, fabricado em 1999, conta com 11,2 milhões de unidades. Apesar de não parecer, essa é considerada uma baixa tiragem nesse contexto.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para descobrir se tem um delas é só verificar o ano de fabricação indicada na própria moedinha. A negociação pode ser feita em sites especializados que reúnem numismáticos e até em portais de comércio eletrônico, como Mercado Livre e OLX.
Do Edital ConcursoBrasil