Do Seu Dinheiro - É muito provável que, se você tiver uma conta ativa no Instagram, você deve seguir algum influenciador. E você não é o único: segundo a pesquisa do Ibope Inteligência, 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. Desses, 52% segue pelo menos um influenciador.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Eles estão presentes nos mais diversos nichos, desde moda e beleza até investimentos. “Criador de conteúdo” se tornou uma profissão e tem milhares de pessoas ganhando dinheiro através de #publi’s (posts patrocinados), infoprodutos e parcerias com marcas.
Alguns dos influenciadores pioneiros conseguiram transcender as barreiras do Instagram e hoje aparecem em filmes, assinam coleções próprias de moda e são convidados para tapetes vermelhos com estrelas de Hollywood.
O chamado marketing de influência, que consiste em realizar ações de marketing com influenciadores, é uma indústria que só cresce. Segundo o Influencer Marketing Hub, o ganho projetado para o ramo é de 13,8 bilhões de dólares em 2021. E não é por menos: influenciadores consolidados na rede entregam resultados por vezes muito melhores do que comprar um banner publicitário em um jornal ou colocar um outdoor nas ruas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Os influenciadores criam conexão com a sua audiência, quase como se fossem amigos de seus seguidores, que confiam em suas indicações de produtos e serviços. Essa proximidade é certamente muito maior do que quando vemos um ator global fazendo propaganda na televisão. O conteúdo produzido pelos influenciadores costuma ser mais autêntico e dá menos a sensação de ser apenas um roteiro produzido por uma empresa publicitária.
A mesma pesquisa do Ibope que mencionei mostra que 50% das pessoas que seguem influenciadores costumam comprar produtos indicados por eles.
Uma coisa é certa: existem diferentes maneiras de ganhar dinheiro usando o Instagram. A plataforma em si tem poucas possibilidades de monetização, mas você pode usá-la para promover os seus próprios produtos ou serviços e também realizar parcerias com marcas, como já estão fazendo várias pessoas por aí.
Segundo pesquisa da Opinion Box, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários no mundo. É um espaço com um potencial incrível, que você pode começar a explorar de graça. Se você fosse pagar por um espaço publicitário em alguma revista de grande circulação ou em algum canal de TV, iria gastar milhares e milhares de reais.
É só pensar em quais são as empresas que anunciam no espaço nobre das grandes emissoras ou nas páginas das revistas mais conhecidas do Brasil. São empresas com verba milionária para publicidade. Você não precisa de milhares de reais para anunciar seus produtos e serviços. Basta criar uma conta no Instagram e seguir um método inteligente para conversão de vendas.
Não apenas os megainfluenciadores conseguem tirar dígitos grandes do Instagram. Segundo pesquisa feita pelo UOL (veja print abaixo), até mesmo aqueles com “poucos” seguidores já conseguem ganhar uma renda com a rede.
Um dos grandes trunfos do Instagram é a imensidade de nichos que pode ser explorada por lá. De verdade: existem influenciadores abordando os mais diversos temas e ganhando dinheiro com isso. E não existe um jeito certo de agir. Se você não se imagina falando “oi meninas, tudo bem?” nos stories todos os dias, isso não é um impeditivo para crescer na rede e se tornar um influencer que consegue ganhar dinheiro através do seu conteúdo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Nesse cenário, construir autoridade é peça-chave para começar a monetizar o seu perfil. Afinal, por que as pessoas confiariam em um produto indicado por você se elas nem te conhecem direito? Para isso, é preciso criar um conteúdo consistente e interessante. Mas, como te falei, não existe um jeito certo de agir ou de se conectar com o seu público. Isso pode (e deve) ser feito levando em consideração a sua personalidade.