Do Financeone - Um dos principais pontos para ter as finanças organizadas é atenção ao extrato. Ou seja, saber exatamente o que entre e o que sai nas suas finanças. Mas os famosos ladrões de dinheiro podem estragar tudo!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Você sabe quem são eles? Não?
Então confira neste artigo os principais “gastos fantasmas” que podem levar seu planejamento financeiro para o ralo.
E aprenda também a como lidar com ele ou eliminá-los de vez das suas contas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Ladrões de dinheiro são hábitos ou tipos de gastos específicos que fazem o salário “sumir”. Ou seja, eles tiram parte do seu orçamento mensal sem que você perceba.
Sabe quando você abre a conta bancária para consultar o saldo e toma um susto com o valor pensando “para onde foi o dinheiro que estava aqui?”
Então, geralmente o que acontece é que foram feitas despesas com os famosos ladrões de dinheiro e você nem percebeu. Aprender a identificá-los e evitá-los é fundamental!
Segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) em 2020, o brasileiro paga cerca de um salário mínimo por ano em tarifas bancárias. Só que não precisa.
A lei determina que todo cidadão brasileiro tem direito a abrir uma conta corrente em qualquer banco livre de tarifas.
Sim, é possível ter uma conta bancária de graça, desde que você utilize somente os serviços básicos:
Qualquer outro serviço bancário além desse, você não é obrigado a contratar. Portanto, se não utiliza nada além disso e ainda assim paga tarifas bancárias, saiba que elas são ladrões de dinheiro no seu orçamento!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para deixar de pagar essas tarifas, entre em contato com o seu banco e peça o cancelamento. Eles informaram que você permanecerá somente com os serviços básicos e pronto!
Sim, alguns cartões com anuidade podem ser vantajosos. Mas a verdade é já existem várias opções de cartões sem essa taxa no mercado e que oferecem boas condições.
Avalie quais benefícios o seu cartão te permite e se ainda vale a pena pagar a anuidade.
Se notar que ela é dispensável, esse é mais um ladrão de dinheiro que você pode cortar do orçamento.
Para deixar de pagar, basta entrar em contato com a administradora do cartão.
Você pode optar por tentar negociar a isenção da taxa ou até mesmo cancelar o cartão e fazer outro que já seja zerado de anuidade. Este artigo pode ajudar:
+ Conheça 5 cartões sem anuidade mais fáceis de aprovar
Os juros podem ser grandes aliados ou os piores ladrões de dinheiro da organização financeira.
Para quem investe, eles são aliados. Mas para quem deixa as contas atrasarem…
Os juros podem realmente fazer o seu dinheiro sumir sem que você perceba! Por isso é fundamental manter o cronograma de contas em dia para não precisar pagar essas multas por atraso.
Esse é um dinheiro que você não precisa pagar! E existem algumas formas de não precisar gastar com juros:
Hoje o mercado oferece tantos tipos de serviços de assinatura diferentes, que é fundamental ter inteligência financeira para não cair em armadilhas.
Acontece que muitas pessoas assinam vários desses serviços e nem sequer conseguem aproveitar a todos.
Pense bem antes de contratar um streaming de TV ou música. O mesmo vale para as versões pagas de aplicativos como Youtube, por exemplo.
Sim, esses são serviços interessantes e dos quais você pode desfrutar muito. Mas, por exemplo:
Pense numa pessoa que trabalha a semana inteira e só tem os finais de semana para assistir filmes e séries. Se ela assinar todos os serviços de streamings, não vai conseguir aproveitar ao máximo todos eles.
Na verdade, as chances de pagar um valor altíssimo na soma de todos esses serviços e não assistir nem a metade dos conteúdos é grande.
Avalie bem quais e quantos desses canais vale a pena para você assinar. E fique sempre de olho nas cobranças, pois eles podem sofrer reajustes mensais que parecem pequenos, mas são verdadeiros ladrões de dinheiro.
O gasto com energia elétrica sempre é um ponto de atenção no orçamento doméstico. Mas agora ele pode, mais do que nunca, se mostrar um verdadeiro ladrão de dinheiro.
Isso porque o Brasil está enfrentando a sua pior crise hídrica dos últimos 91 anos. O resultado é o encarecimento da energia que vai elevar a tarifa nos próximos meses.
Recentemente, o Governo Federal até lançou a Bandeira de Escassez Hídrica, vigente desde o início de setembro, que eleva o custo de 100 kW/h para R$14,20.
Então gastar energia excessivamente pode fazer algumas pessoas levarem um susto com as próximas contas de luz. Fique atento e busque adotar hábitos de economia. Esse artigo pode ajudar:
+ Conheça os 10 aparelhos que mesmo desligados, consomem mais energia
Além de itens do extrato em si, existem alguns hábitos de consumo que também podem ser verdadeiros ladrões de dinheiros. São posturas adotadas no dia a dia que podem levar as pessoas a gastarem mais sem perceber.
Confira quais são esses hábitos a seguir. Se mudá-los daqui para frente, verá que conseguirá uma boa economia no orçamento doméstico!
Algumas pessoas têm certa aversão a fazer lista de supermercado. “Eu já sei tudo que preciso comprar” é o principal argumento.
Mas saiba que a lista de compras não é apenas uma ferramenta de lembrete. Ela também serve para que você se atenha ao que é realmente necessário.
Os supermercados adotam estratégias de vendas e marketing que induzem os consumidores a comprarem mais a todo momento.
Portanto, se você vai despreparado para esse ambiente, tem mais chances de cair em tentação e comprar além da conta.
Faça uma lista com base nas suas necessidades e no orçamento que tem disponível. Assim, quando chegar ao supermercado (ou qualquer outro tipo de loja) será mais fácil se ater aos itens que realmente importam.
Você é do tipo de pessoa que se cadastrar em todos os sites de e-commerce que vê? Então tenha cuidado!
Esses serviços geralmente disparam promoções por e-mail constantemente. E, sim, descontos são bem-vindos, mas somente quando você se planejou para eles.
Tenha cuidado com o recebimento excessivo de mensagens de marketing, pois elas podem induzir a compras desnecessárias. E esse comportamento é um dos ladrões de dinheiro.
Ao se cadastrar em sites, lembre-se de desativar a opção que permite o disparo de promoções com frequência.