Do site Pronatec - O Pix é um meio de pagamento eletrônico instantâneo oferecido pelo Banco Central do Brasil a pessoas físicas e jurídicas, ele é também a mais recente forma de pagamento do Sistema de Pagamentos Brasileiros.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A forma de pagamento foi instituída em outubro de 2020 e pasou a ser diaponibilizada para a população brasileira em novembro do mesmo ano. Além disso, o Pix funciona 24 horas e sete dias por semana através das instituições financeiras.
A transferência é um dos meios de pagamento mais utilizados no Brasil hoje e, devido ao seu crescimento, ele também está também vem evoluindo para proporcionar uma melhor experiência para os brasileiros.
O sistema de transferências se popularizou no Brasil e parece que chegou para ficar. Uma das vantagens do Pix consiste no fato dele ser gratuito, diferente das outras formas de realizar transações financeiras.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Milhões de brasileiros utilizam a modalidade para receber dinheiro de forma rápida e eletrônica. Hoje, já é possível encontrar a ferramenta em diversos locais do país, seja para pagar conhecidos ou então para realizar pagamentos em estabelecimentos.
Devido a sua popularização e vantagens que oferece, está correndo uma notícia que o sistema passará a ser taxado, assim como as antigas tranferências, que não permitiam que os clientes realizassem transações de um banco sem pagar uma taxa por isso. No entanto, o novo boato que está ocorrendo não passa de uma fake news.
Muitas pessoas acreditaram que o valor cobrado poderia ser instituído pelo novo governo, mas não existem indicações que o novo presidente da República, Lula (PT), irá instituir a cobrança. Devido aos boatos, a assesoria do presidente revelou que não existe nenhum projeto de governo para que a taxação venha a ocorrer.
Vale ressaltar que também é falsa a notícia que o novo presidente deseja acabar com o sistema em questão. Até agora, não existe nenhuma notícia de que isso possa vir a ocorrer, no geral, está previsto que o Pix continua funcionando da forma como se encontra no momento.
O Pix foi criado durante o governo do presidente Michel Temer e continou em voga durante o governo de Jair Bolsonaro, portanto, acredita-se que Lula também não irá instituir alguma mudança na forma de pagamento.
A notícia falsa levou o nome do site da UOL, que teve que se pronunciar a respeito do assunto. O portal de notícias ressaltou que a notícia que estava sendo compartilhada em nome do site não se passava de uma montagem.
A UOL revelou, então, que não houve nenhum tipo de notícia publicada onde se redigia a respeito das taxas de transferências que seriam cobradas no novo governo. O site soltou a nota de forma a negar a narrativa falsa que está circulando na internet.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -