Adquirir um Bitcoin já deixou de ser algo improvável e tem se tornado cada vez mais acessível. Mas e se for necessário convertê-lo para real, será que é possível? A resposta é sim! E saber como funciona essa conversão é importante, principalmente para entender as suas vantagens e desvantagens.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Entretanto, tem um fator importante neste processo de conversão da criptomoeda Bitcoin e dinheiro: o custo! Isso mesmo, não é um processo gratuito e terá que arcar com algumas taxas. Para saber quais e quanto terá que arcar, vai depender do processo que irá utilizar.
Este processo será denominado de câmbio. Nada mais é do que o processo de conversão de uma moeda em outra: ou seja, de Bitcoin para real. Afinal, não é uma troca, mas sim uma venda.
Existem várias formas para transformar Bitcoin em dinheiro de verdade. Você pode transferir para uma conta bancária ou para um cartão de crédito. A vantagem de transferir para o cartão é que o saldo será creditado em dólar.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A moeda virtual pode ser convertida em reais, euros e qualquer outra moeda.
Será preciso: uma carteira virtual, uma conta onde você irá receber suas moedas digitais, transferir e administrar.
Uma conta virtual é criada de forma fácil, diretamente de seu computador. As duas carteiras mais utilizadas hoje para armazenar Bitcoins e realizar transações são a Xapo e a Blockchain.
As trocas são feitas por meio de plataformas online. São as exchanges ou casas de câmbio. Mas também podem ser realizadas diretamente entre pessoas.
As exchanges servem tanto para realizar as transações quanto para orientar o usuário. A dica é escolher uma empresa sólida e confiável para garantir a segurança do seu dinheiro.
O trade funciona de maneira similar aos mercados de ações ou de compra e venda de outras moedas.
O valor do Bitcoin varia de acordo com a oferta e demanda do mercado. Assim, não é possível estabelecer um valor fixo para a criptomoeda.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Na prática, o valor da cotação muda conforme a quantia descrita nas ordens de venda executadas.
Além disso, o Bitcoin é um recurso limitado. Diferentemente do que ocorre com as moedas centralizadas, que podem ser emitidas com a determinação de seus respectivos governos, isso não acontece com a criptomoeda.
Tal dinâmica ajuda a explicar as oscilações no preço do Bitcoin, fator que deve ser considerado por quem quer fazer a conversão.
Antes de negociar com as exchanges, você pode usar um conversor de criptomoedas para ter uma noção do quanto deve receber, sem incluir as taxas. FinanceOne tem uma ferramenta exclusiva que te auxilia nos cálculos.
Para vender o Bitcoin, você deverá transferi-lo para a sua carteira dentro da plataforma. Para cada transferência de moeda digital será cobrada uma taxa.
Na verdade, essa taxa serve como recompensa aos minerados pelo trabalho de validação das transações. Quanto maior a taxa, mais rápida será a confirmação da transferência.
Xapo – É uma das carteiras de Bitcoin mais populares em Portugal e no Brasil, devido ao cartão de débito Visa, que você pode utilizar em caixas multibanco existentes pelo mundo para sacar em moeda impressa os valores que você possui em Bitcoins ou até mesmo para pagar boletos.
Blockchain – É um site muito popular, que permite ver transações Bitcoins ocorrendo em várias partes do mundo. Tem várias funcionalidades de segurança interessantes, como encriptação dupla, suporte para transações offline e autenticação em dois passos.
Coinbase – É uma conta Bitcoin online, muito parecida com o PayPal. Além de carteira Bitcoin, também é uma exchange Bitcoin onde você pode comprar e vender Bitcoins, enviar e receber dinheiro diretamente de e para endereços de e-mail.
Hive – É uma wallet Bitcoin indicada para novos utilizadores, com algumas funcionalidades interessantes. Tem uma plataforma semelhante a sistemas de mensagens instantâneas, que permite enviar e receber Bitcoins facilmente.
Armory – É um dos softwares Bitcoin wallet mais seguro e completo. Disponibiliza três modos de utilizador diferentes: Standard, Avançado e Programador. Algumas das suas funcionalidades de segurança incluem teclado virtual para se proteger contra keyloggers, transações offline e várias opções de armazenamento.
O usuário deverá emitir uma ordem de venda. Existem vários tipos de ordens disponíveis de acordo com a categoria de conta. A ordem mais comum e amplamente utilizada é a ordem de mercado ou ordem ativa, que possui pronta execução.
Uma outra opção seria uma ordem passiva, onde o usuário poderá definir um preço que deseja receber pelo Bitcoin e a ordem será enviada para o livro de ofertas, aguardando um comprador.
Neste segundo caso a ordem será executada somente se encontrar um comprador, senão permanecerá aberta no livro de ofertas.
Assim que a ordem para vender o Bitcoin for executada os saldos serão atualizados. O saldo em reais deverá contemplar a entrada do recurso em reais recebido mediante a venda do Bitcoin.
Da mesma forma, o saldo deverá sofrer uma dedução devido à venda da moeda digital.
Com os créditos em reais, o usuário poderá realizar uma nova compra assim que solicitar o saque para uma conta bancária previamente cadastrada e uma transferência bancária será realizada.
Caso deseje realizar o saque, basta clicar no ícone corresponde na plataforma e seguir as orientações.
Leia materia completa com outros detalhes direto do Site Financeone