Com o preços dos combustíveis cada vez mais altos no Brasil, os motoristas estão sempre buscando uma maneira de economizar na hora de reabastecer o carro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Dessa maneira, começaram a circular nas redes sociais uma teoria de que encher o tanque do carro ao encontrar um posto com preço bom, na verdade, fará você gastar mais combustível.
Apesar de estranha num primeiro momento, a afirmação faz sentido já que com o tanque cheio, o carro ficará mais pesado e irá consumir mais combustível para percorrer uma determinada distância. “A cada 100 kg, o consumo sobe 6%”, disse ao site Uol, Everton Lopes, Mentor de Energia a Combustão da SAE Brasil.
Se esse aumento no consumo a curto prazo parece inexpressivo, ele pode se tornar um prejuízo significativo com o passar do tempo com o desperdício de combustível.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A dica então seria de encher o tanque apenas na hora de pegar a estrada em viagens longas.
Mas andar com pouco combustível, com o tanque quase vazio, também aumenta o consumo do carro.
Isso se deve ao fato de haver mais espaço para a vaporização do combustível dentro do próprio tanque, aumentando a taxa de perda por evaporização.
Outro risco de circular com o tanque na reserva é que partículas de impurezas ficam depositadas no fundo do reservatório.
Com o nível muito baixo, essa sujeira pode acabar entupindo o filtro, causando perda no desempenho e levar até a queima da bomba de combustível.
Do Isto É