Do Financeone - Uma dúvida muito comum em relação ao INSS é se há possibilidade de acumular benefícios. A resposta é que sim, você pode receber dois ou mais auxílios previdenciários ao mesmo tempo, mas existem regras bem específicas para a solicitação.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Entenda como funciona a prática e saiba quais benefícios podem e quais não podem ser acumulados.
A Reforma da Previdência mudou o cálculo para o pagamento de auxílio previdenciário para aposentados e pensionistas, e com isso também gerou mudanças no acúmulo de benefícios. Com as novas regras, o recebimento – que até então era integral – passa a levar em conta o valor da renda a ser recebida.
Enquanto o benefício de maior valor é mantido de forma integral, o segundo é calculado de maneira escalonada e de acordo com o número de salários mínimos correspondentes:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A primeira informação que você deve ter em mente sobre o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é que a aposentadoria, o principal auxílio ligado ao instituto, pode ser acumulada com a pensão por morte.
Você pode acumular até mesmo a pensão por morte deixada pelo cônjuge com outra deixada por um filho, a partir da comprovação de dependência econômica. Outro exemplo de acúmulo é a aposentadoria do Regime Geral com outra de Regime Próprio. Além desses, é possível acumular benefícios da seguinte forma:
Agora que você já conhece os benefícios que pode acumular, é importante também compreender quais NÃO fazem parte da lista. Grande maioria dos auxílios não podem ser solicitados em conjunto, são eles:
Vale lembrar que a acumulação indevida ou irregular de benefícios do INSS pode gerar consequências para o segurado, como a perda do benefício e a restituição do valor pago aos cofres públicos.