Você sabia que os carros que são mais visados para roubos ou furtos podem ter o custo do seguro mais elevado? A Susep – Superintendência de Seguros Privados divulga todos os anos o IV-R – Índice de Veículos Roubados que contém os 50 modelos de carros mais roubados pelos ladrões.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Destacamos os 50 modelos de veículos mais roubados do Brasil em 2022. Conheça quais são eles e dicas para evitar furtos e roubos.
A fórmula utilizada para compor a lista, de uma forma simplificada é: número total de sinistros (que é a soma dos roubos e furtos) dividido pelo número de carros assegurados em cada modelo.
O índice é apenas um indicador, já que em cada estado ou cidade do país as estatísticas são muito variáveis. E vale destacar que a última lista divulgada pela SUSEP foi baseada em dados de 2020. Porém, é sempre bom levar todos os fatores em consideração na hora de escolher o novo carro. Confira abaixo:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Listamos 20 carros de passeio do país que mais são roubados ou furtados, segundo a Superintendência de Seguros Privados. Veja:
Conheça a lista completa com os índices na página da SUSEP!
Este é um questionamento que geralmente as pessoas não fazem na hora de escolher o carro e podem levar um susto com uma apólice de seguro mais alta. E a resposta é simples: SIM! Quanto mais um carro é desejado pelos ladrões maiores serão os riscos de roubo e/ou furto. E quanto maior o risco que o carro apresentar, maior será o custo cobrado pelas seguradoras.
Mas é importante ficar claro que esta não é uma regra, já que a composição dos custos do prêmio de seguro não é feita somente pelo valor do carro, mas com base na combinação dos perfis do veículo e do proprietário.
Outra coisa que pode acontecer ao escolher um carro que é muito visado e que tem um alto índice de roubo é ter o seguro negado pelas seguradoras. Como explicamos acima, caso elas considerem que o risco é muito grande e não vale a pena o negócio, elas têm todo o direito de recusar fazer o seu seguro. Para entender um pouco mais sobre a negativa por parte das seguradoras confira este post.
O importante mesmo é não vacilar e fazer o seu seguro auto. Contratando um seguro de carro, você transfere para a seguradora a responsabilidade sobre qualquer risco previsto nas coberturas contratadas na apólice. Então se seu veículo for roubado, você terá o valor de volta para comprar um carro novo.