Do Financeone - O consórcio é uma modalidade de aquisição onde várias pessoas se unem com o mesmo propósito: a compra de bens ou serviços. Atualmente, já existem diversas modalidades. Entre elas estão o consórcio de carros, motos, serviços, imóveis e outros.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A partir da assinatura do consórcio, você passa a fazer parte de um grupo de consorciados e sua identificação ocorre pelo número de cota junto com os demais pertencentes ao grupo.
Antes de dar início ao consórcio, você deve escolher a possibilidade que mais se encaixa ao seu perfil. Por isso, existem várias opções de cartas de crédito e números de parcelas, as quais você escolhe de acordo com o que cabe no seu bolso.
Leia Tambem: Score de crédito: o que é e como usá-lo para aumentar seu limite e conseguir os melhores cartões
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Contrato assinado, é hora de partir para o pagamento mensal do consórcio. Esse valor pago mensalmente forma uma espécie de reserva, a fim de que um dos participantes conquiste o seu bem. Essa escolha acontece todos os meses e possuem duas opções: sorteio ou lance.
Após todos esses trâmites, um felizardo ganhará a sua carta de crédito com o valor do bem. Ou seja, ele vai poder comprar aquilo que deseja com o valor à vista da carta de crédito.
No entanto, surge uma dúvida para quem tem interesse pela modalidade? Quanto é o tempo máximo para ser contemplado por um consórcio? Continue lendo e entenda.
Antes de mais nada, essa é uma pergunta um pouco complicada de se responder. Isso porque, o tempo previsto para ser contemplado pelo consórcio é determinado por cada administradora.
Mas vamos pensar em suposições e possibilidades. Para tirar dúvidas mais concretas, tenha o seu contrato do consórcio em mãos.
Leia Tambem: De olho na carteira: As moedas de 1 real mais valiosas do Brasil e quanto valem
Tudo vai depender basicamente da maneira como funciona o consórcio: por sorteio ou por lance.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para ser contemplado pelo sorteio, você vai precisar contar com a sua sorte e com o tempo de consórcio escolhido por você. Caso você escolha um consórcio de 120 meses, por exemplo, você pode ser contemplado no primeiro ou no último mês.
Já quanto ao lance, a escolha é feita como num leilão. Leva a carta de crédito quem apresenta o maior valor de antecipação de parcelas. Essa é uma opção escolhida por quem não quer esperar até o prazo final do consórcio e gostaria de antecipar a chegada do bem.
Dentro da aquisição de carta de crédito por lances existe ainda duas modalidades comuns: o lance fixo e o lance livre. Veja abaixo as suas diferenças.
Dentro da modalidade de lance livre, a pessoa faz a oferta que quiser. Para ser o vencedor, é necessário que ela apresente o maior valor do grupo.
Por sua vez, no lance fixo, é a administradora do consórcio que diz qual o percentual que o participante precisa pagar. Por exemplo, se ele é fixado em 13%, o consorciado terá que pagar 13% do valor total de crédito. No caso de empate, é feito um sorteio para definir o vencedor.
Portanto, antes de adquirir um consórcio, leia atentamente o contrato. Certifique-se de que a empresa a qual você está se comprometendo é correta e possui boa procedência.
Olhe em sites como o Reclame Aqui e veja se ela possui queixas não resolvidas, avalie se a empresa possui pessoas com testemunhos reais de pessoas que foram contempladas.
Veja também quais as possibilidades de pagamento e tente deixar um dinheiro em reserva para a possibilidade de arrematar a carta de crédito por meio de lances, já que por meio de sorteio, a carta pode demorar um pouco a vir.
Por fim, certifique-se de que está fazendo uma boa escolha e que o consórcio é uma boa opção para o seu bolso.