A KBB Brasil realizou um levantamento que apontou os veículos que mais devalorizaram ao longo deste ano. A pesquisa foi feita com base na comparação entre o preço cobrado em janeiro pelo carro zero km de ano/modelo 2020 com o valor praticado pelos revendedores de veículos para esse mesmo automóvel em dezembro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Enquanto carros como o SUV Toyota RAV4 e o esportivo Mercedes-AMG GT sofreram uma valorização de, respectivamente, 12,47% e 8,52% no período — o que segundo a KBB Brasil é resultado da combinação entre mercado aquecido e aumento nos preços dos carros novos —, vários modelos seguiram no sentido contrário e sofreram uma desvalorização de mais de 20% no período.
A liderança ficou com o sedã de luxo Jaguar XF (-24,6%), enquanto entre os modelos de marcas generalistas o pior resultado foi o da perua Fiat Weekend (-23,74%). Confira a relação completa a seguir.
Concorrente dos alemães Audi A6, BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E, o inglês Jaguar XF foi o modelo que mais perdeu valor ao longo do ano, com uma desvalorização de 24,6% na comparação com o seu preço 0 km em janeiro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No mercado brasileiro, o sedã está disponível em três motorizações 2.0 turbo de 250 e 300 cv, ou 3.0 V6 de 380 cv e custa a partir de R$ 356.950.
Lançada em 1997, a station wagon Fiat Weekend foi o modelo mais popular do seu segmento ao longo dos anos 2000, tendo sido conhecido também como um dos primeiros carros de visual aventureiro lançados no mercado brasileiro.
Mas com a popularidade do segmento em baixa, o modelo acabou saindo de cena em janeiro deste ano. Algo que refletiu também na desvalorização da perua ao longo do ano, que foi de 23,74%.
Concorrente direto do Jaguar XF, o Audi A6 ficou na 3ª colocação na lista dos carros que mais desvalorizaram ao longo de 2020, com uma variação de -21,16% na comparação com o preço do carro zero km no início do ano.
A geração mais recente do Audi A6 foi lançada em setembro de 2019 no mercado brasileiro. Está disponível por aqui em versão única, equipada com um motor 3.0 V6 de 340 cv.
Além do Fiat Weekend, o Citroën C4 Lounge é outro modelo que se despediu do mercado brasileiro em 2020, tendo o seu fim decretado em outubro.
Apesar de usar o motor 1.6 THP Flex de 173 cv, que era elogiado pelo bom desempenho, o modelo que era importado da Argentina, emplacou até novembro apenas 339 unidades. Essa baixa procura ajuda a explicar a desvalorização de 20,88%.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A nova geração do 4x4 Suzuki Jimny estreou no final do ano passado no mercado brasileiro, trazendo além do visual renovado um conjunto mecânico novo, com um motor 1.5 de 108 cv.
Importado do Japão, o modelo encanta pelo seu visual agradável, enqaunto e o seu preço de tabela inicial de R$ 119.990 coloca o modelo como um dos 4x4 mais acessíveis no mercado brasileiro. O que não agrada é a desvalorização , de 20,29%
Fonte: undefined - iG