O mercado de trabalho vem se transformando a passos largos já faz alguns anos e com o advento da pandemia, esse processo foi potencializado ao máximo. Diante desse cenário, a Robert Half mapeou em seu Guia Salarial 2022, as principais carreiras do futuro, que já são tendência para o presente, nas áreas de Engenharia, Recursos Humanos, Tecnologia e Vendas e Marketing.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
“A transformação digital foi uma máxima do mercado ao longo dos últimos dois anos e as indústrias, de modo geral, abraçaram os processos de inovação e desenvolvimento. Como resultado, todas as profissões tendência para o futuro absorvem o impacto da tecnologia nas relações de trabalho e demandam amadurecimento na análise de dados, facilidade na operação de sistemas e um maior entendimento das ferramentas digitais disponíveis”, destaca Leonardo Berto, gerente da operação da Robert Half no ABC e Baixada Santista.
Piloto de drone – responsável pelo controle da máquina para a produção de imagens e fotos aéreas, inspeções de estruturas, monitoramento agrícola, segurança pública, etc.
Engenheiro de georreferenciamento – responsável pelo mapeamento de imóveis rurais, definindo sua área e posição geográfica, o que inclui a criação de curvas de nível, diagnósticos locais e o desenvolvimento de relatórios.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Engenheiro de dados – responsável por gerenciar, otimizar e monitorar a captação, armazenamento e distribuição de dados em toda a empresa.
Engenheiro de inovação – responsável pela criação de novas soluções de produtos ou processos, complexas ou simples, para ganho de produtividade.
People Analytics – responsável pelo processo de coleta, análise e geração de insights baseados em dados para a gestão de pessoas em empresas.
Change Management – tem como função acompanhar o processo de planejamento e implementação de mudanças na empresa, garantindo que sejam concretizadas e duradouras.
Especialistas em DEI – responsável pelo planejamento, execução e monitoramento de estratégias que tenham como foco a inclusão das pessoas nas empresas.
Desenvolvedor Front-End – responsável pela experiência do usuário em páginas web, tendo a função desenhar e desenvolver as páginas com as quais o usuário final irá interagir.
Desenvolvedor Full Stack – responsável por desenvolver as funcionalidades dos sistemas, atuando tanto em front-end quanto em back-end (criação de códigos para a execução das funções de uma aplicação web).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Pentester – profissional encarregado de conduzir testes de segurança em uma infraestrutura para prevenir invasões e exposições de dados (“hacker do bem”).
Arquiteto de Soluções – responsável pelo desenvolvimento, adequação e integração de novas soluções personalizadas aos processos já existentes nas organizações.
Especialista em Machine Learning – tem como função desenvolver cálculos, simular cenários de decisão e avaliar periodicamente os resultados gerados por esses sistemas.
Analista Martech – responsável por estabelecer a integração entre a tecnologia e o marketing, aliando as demandas de vendas e marketing da empresa às melhores tecnologias a favor desses setores.
Líder de live streaming – tem como função garantir o bom funcionamento das transmissões ao vivo e coordenar uma equipe dedicada a entregar transmissões de qualidade para o público-alvo.
“Tanto para quem está em busca de recolocação quanto para aqueles que vislumbram uma mudança de carreira, a listagem indica um bom termômetro de onde os profissionais podem priorizar seus esforços em qualificação. O mercado de trabalho seguirá batalhando pelos melhores talentos e os profissionais que investirem em educação continuada, com certeza terão mais destaque”, finaliza Berto.
Do Jornal Contabil