Se tem uma coisa que é desagradável é quando temos que cobrar um amigo com um valor que ele provavelmente esqueceu de te pagar (pelo menos esperamos que ele tenha esquecido e não esteja fazendo de propósito, né?). Em momentos como esse, parece que temos um grande obstáculo e não sabemos como agir, especialmente nesse cenário em que as relações pessoais e financeiras se misturam.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Também surge a dúvida se o melhor é fazer a cobrança por mensagem, WhatsApp ou e-mail, com o coração na mão para não o magoar ninguém e muito menos perder a amizade.
Já diz o ditado: “Amigos, amigos, negócios à parte.” Porém, também temos consciência que o combinado não sai caro, mas às vezes ele pode ser esquecido.
Para te ajudar a sair dessa sinuca de bico, vamos mostrar aqui:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Tenha em mente que tudo que você combina antes vai te evitar dores de cabeça. Então, seja para cobrar um amigo ou um parente, estabeleça um prazo para receber o dinheiro de volta e deixe essa informação clara para o outro.
Caso você já tenha feito isso, então será mais fácil realizar a cobrança. Agora, se você não combinou o prazo de pagamento, então terá que entrar em contato e tentar negociar uma data para seu amigo ou parente se organizar e devolver o dinheiro.
+ 7 Sinais que indicam que sua relação com o dinheiro não é nada boa
Caso ele esteja apertado, ofereça a opção de pagamento em parcelas. Melhor receber parcelado do que não receber nada, não é mesmo?
O fato é: mesmo que você tenha combinado um prazo com antecedência, não esqueça que o devedor é seu amigo ou familiar, então determine uma data de forma amigável, mesmo que o pagamento seja feito em parcelas de comum acordo.
Para fazer uma mensagem de cobrança educada, você deve pensar nas palavras com cuidado e encontrar o melhor caminho para não causar nenhuma mágoa. Afinal, mensagens podem passar um sentimento para a outra pessoa que está lendo, o qual não necessariamente é de fato o sentimento que você colocou ao escrever.
Se for uma dívida pequena, uma ideia é abordar a pessoa com uma piada, sem humilhá-la e sempre com muito respeito. Porém, se o montante for mais expressivo, então é necessário tratar do assunto com a devida seriedade.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Chame seu amigo para tomar um suco na praça, façam uma caminhada e toque no assunto, mas de forma leve e descontraída. Tente deixar a conversa não tão séria, não leve para o lado da grosseria ou de cobrança forçada.
O essencial é dizer que você precisa deste valor em breve, sem dar voltas no assunto.
Cobrar pelo WhatsApp depende de quem é a pessoa que você está cobrando. Por exemplo, se for seu amigo, mande um áudio questionando algo e toque no assunto.
Contudo, se a pessoa que você está cobrando não é alguém tão próximo a você, o ideal é que as mensagens sejam em texto e mais sérias, já que os áudios podem trazer problemas dependendo do tom utilizado nas gravações.
Caso a pessoa torne a não te responder e te ignorar, tente ligar para ela. Essa pode ser a forma mais fácil de encontrá-la, e então você poderá conversar com ela, marcar um bate-papo e explicar que está precisando do dinheiro emprestado.
É claro que tem também a parte chata da história, que é quando a pessoa te bloqueia e você não consegue entrar em contato com ela. Nesse caso, você deverá acionar um contato em comum e pedir para a pessoa te procurar. Não é necessário explicar o motivo da conversa, apenas peça essa ajuda.
De qualquer forma, lembre-se de que é possível utilizar o recurso de pagamentos no WhatsApp para cobrar os devedores de plantão. Dá para receber o dinheiro na sua conta, inclusive na conta Neon.
O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.
Não esqueça que vocês são amigos (talvez até parentes), então seja paciente com o devedor e entenda a situação que ele possa estar passando.
Comece a conversa com clareza e leveza, trate-o com respeito e mostre que é possível debater o assunto sem medo. É claro que você precisa do dinheiro devido, mas faça o possível para compreender o motivo da demora do pagamento dos valores.
Assim, vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para ambos. Cobrar um amigo é uma tarefa que ninguém gosta de fazer, mas não dá para simplesmente arcar com o prejuízo, né?
Para facilitar a conversa e evitar qualquer atrito, reflita com calma sobre como você abordará a pessoa e tenha empatia, pois mais difícil que possa ser fazer isso.
Cobrar um amigo é uma saia super justa, mas temos algumas frases que podem te ajudar nessa missão. Pode ser que a pessoa tenha esquecido do dinheiro ou realmente não possa pagar agora, mas é preciso abordá-la corretamente para não deixar o assunto ficar para trás.
+ Conheça cinco cartões com cashback para ganhar dinheiro de volta na fatura
Se o seu amigo não for muito desligado, possivelmente essas frases o farão perceber o que está acontecendo. E, claro, leve a conversa na brincadeira (sempre com respeito) para não perder a amizade.
Veja alguns exemplos:
Até aqui mostramos caminhos possíveis para cobrar um amigo ou parente de forma amigável, mas é claro que, caso as conversas não tenham tido sucesso, você ainda pode fazer uma cobrança judicial.
Porém, nesse caso, muito provavelmente você vai acabar perdendo a amizade ou criar um problema familiar realmente grave. Por isso, antes de dar esse grande passo, certifique-se que realmente é isso que você deseja fazer e tome cuidado para não cometer alguns erros no processo.
Veja o que não é legal de ser feito:
Caso a pessoa esteja te ignorando e você não consiga abordá-la de nenhuma forma para reaver o dinheiro, então a cobrança judicial realmente é uma opção. Neste caso, ela será cobrada através de cartas.
Para fazer isso, você terá que ir até o tribunal de pequenas causas da sua cidade, mas antes pesquise bem sobre todos os detalhes desse processo.
Gostou das dicas sobre como cobrar um amigo? Com elas, a tarefa pode ficar mais fácil e gerar menos constrangimento para os envolvidos.
Acima de tudo, tenha em mente que o seu amigo pode estar passando por dificuldades. Quem tem um amigo tem tudo, então entenda o motivo pelo qual ele ainda não te pagou e encontre junto com ele a melhor alternativa para todos.
Fonte: Focanodinheiro.neon.com.br