Do Jornal Contábil - Muita gente já ouviu falar no Cadastro Único, mais conhecido como CadÚnico, mas muitas delas não sabem de fato do que se trata. O CadÚnico é uma espécie de banco de dados que constam informações relativas as famílias brasileiras que se enquadrem na situação de pobreza ou extrema pobreza.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Através desse banco de dados o Governo Federal, Estados e municípios, conseguem identificar quem realmente necessita de assistência para a implementação de políticas públicas que possam melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.
Leia Tambem: Com quantas parcelas atrasadas de pensão, pode ser decretada a prisão? ENTENDA
Logo, diversos programas sociais destinada a esses cidadãos estão disponíveis para quem se inscreve no CadÚnico, se você quer conhecer quais benefícios pode receber ao se cadastrar e como fazer, continue acompanhando!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Como o CadÚnico é destinado aos cidadãos de baixa renda, é necessário se enquadrar em alguns requisitos para poder se cadastrar, sendo eles:
Vale lembrar que cidadão que se encontre em situação de rua também podem se inscrever, independente do quadro familiar. Caso o cidadão se enquadre nas características acima, basta se dirigir ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo do município em que vive.
Leia Tambem: Conheça os melhores cursos de inglês online para aprender sem sair de casa
O cadastramento não é feito pela internet! É preciso ir até o setor responsável pelo Cadastro Único em sua cidade para se inscrever. Em caso de dúvidas procure atendimento junto a prefeitura.
Além disso, é importante apresentar pelo menos um dos documentos a seguir de todos os membros da família:
Outro ponto importante é apresentar ao menos um documento original de todos os membros que vivem na mesma residência, podendo ser: