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Carros com alto consumo de combustível: veja os 08 mais beberrões

Publicado em 15/10/2021 17:05

Foto/Reprodução


Do AutoPapo / UOL - Depois da reportagem sobre os carros mais econômicos do país, chegou a hora de mostrar o outro lado da moeda – moeda cara, por sinal. Aqueles carros mais beberrões, com o consumo mais alto, que vão fazer você sofrer no posto de combustível, com base na última tabela atualizada pelo Inmetro dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).

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Mas desta vez não tem perdão. Pegamos todos os automóveis de passeio (hatches, sedãs, SUVs, multivans e monovolumes) fabricados no Mercosul e traçamos quais são os carros mais beberrões. Independentemente de tamanho, carroceria, motor e preço. Isso mesmo, tipo a franquia “Uma Noite de Crime” – e o choro é livre.

Mais uma vez o principal critério é o consumo urbano com gasolina, de acordo com a tabela 2021 do PBEV/Inmetro – a pior eficiência na estrada com o combustível serve de desempate.

Foram elencadas as versões menos eficientes dentro da mesma linha e não foram consideradas picapes, vans, furgões e modelos a diesel.

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1. Land Rover Discovery Sport

" alt="" />land rover discovery sport frente
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Câmbio: automático de nove marchas
  • Gasolina cidade: 6,8 km/l
  • Gasolina estrada: 8,2 km/l
  • Etanol cidade: 4,6 km/l
  • Etanol estrada: 5,6 km/l
  • Classificação categoria: D
  • Classificação geral: E

O SUV produzido em Itatiaia (RJ) é o carro mais beberrão do país. Com seu motor 2.0 flex e tração 4×4 para mover as mais de 1,8 tonelada, não tem milagre. O consumo com gasolina na cidade fica abaixo dos 7 km/l. Com etanol, o drama é maior: 4,6 km/l. Mas será que quem tem um Land está tão preocupado com isso?

2. Toyota SW4

" alt="" />suv utilitario esportivo toyota sw4 2021
  • Motor: 2.7 16V flex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 7,1 km/l
  • Gasolina estrada: 8,5 km/l
  • Etanol cidade: 4,9 km/l
  • Etanol estrada: 5,9 km/l
  • Classificação categoria: E
  • Classificação geral: E

A configuração flex do utilitário esportivo fica em segundo entre os carros mais beberrões do país. E sorte da linha do modelo feito em Zárate, Argentina, que a Toyota não vende mais a opção com caixa manual, que tem consumo ainda mais alto no ciclo urbano: 6,1 km/l. Bom lembrar que a base do SW4 é a picape média Hilux.

  • Classificação categoria: E
  • Classificação geral: E

A configuração flex do utilitário esportivo fica em segundo entre os carros mais beberrões do país. E sorte da linha do modelo feito em Zárate, Argentina, que a Toyota não vende mais a opção com caixa manual, que tem consumo ainda mais alto no ciclo urbano: 6,1 km/l. Bom lembrar que a base do SW4 é a picape média Hilux.

3. BMW X3 M40i

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O BMW iX3 foi atualizado em estilo e infotenimento para a linha 2022 (Foto: BMW | Divulgação)
  • Motor: 3.0 24V turboflex
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Gasolina cidade: 8,3 km/l
  • Gasolina estrada: 9,7 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: D

O crossover sai da fábrica em Araquari (SC) com um motor de seis cilindros turbinado e tração integral sob demanda. O consumo na cidade não é dos melhores, mas já foi pior antes da linha 2021: ficava abaixo dos 8 km/l.

4. BMW X4 M40i

" alt="" />bmw x4

 

  • Motor: 3.0 24V turboflex
  • Câmbio: automático de oito marchas
  • Gasolina cidade: 8,4 km/l
  • Gasolina estrada: 9,9 km/l
  • Classificação categoria: B
  • Classificação geral: D

O crossover cupê usa a mesma base e o mesmo conjunto mecânico que o X3 nesta versão M40i. Também é feito em Santa Catarina, mas é pouca coisa mais econômico que o irmão de plataforma: bebe 0,1 litro a menos de gasolina na cidade.

5. Fiat Doblò

" alt="" />fiat doblo prata de frente em movimento
  • Motor: 1.8 16V flex
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Gasolina cidade: 9,2 km/l
  • Gasolina estrada: 10,3 km/l
  • Etanol cidade: 6,4 km/l
  • Etanol estrada: 7,2 km/l
  • Classificação categoria: E
  • Classificação geral: D

No corredor da morte há uns três anos, a multivan segue em linha e com venda praticamente só para frotistas e locadoras. São eles quem têm de lidar com um consumo pouco animador do minifurgão. O desenho nada aerodinâmico e o peso não colaboram para o velho 1.8 Flex, que nunca foi referência de eficiência.

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6. Fiat Argo Trekking

" alt="" />angular argo trekking 1 8
  • Motor: 1.8 16V flex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 9,4 km/l
  • Gasolina estrada: 11,9 km/l
  • Etanol cidade: 6,6 km/l
  • Etanol estrada: 8,6 km/l
  • Classificação categoria: D
  • Classificação geral: C

A versão aventureira do hatch passou a ter opção de caixa automática depois do lançamento da Trekking 1.3, mas, para isso, foi necessário trazer também o cansado motor 1.8 E.torQ. Com os aparatos decorativos, suspensão elevada e pneus de uso misto, o modelo é menos econômico que o Argo HGT, que usa o mesmo conjunto e faz 9,7 km/l com gasolina na cidade.

7. Jeep Renegade 1.8

" alt="" />jeep renegade longitude 2019
  • Motor: 1.8 16V flex
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Gasolina cidade: 9,5 km/l
  • Gasolina estrada: 11,0 km/l
  • Etanol cidade: 6,7 km/l
  • Etanol estrada: 8,1 km/l
  • Classificação categoria: D
  • Classificação geral: C

Olha mais um E.torQ na área aí, gente! Chora, cavaco! Ou melhor, chora motorista… Pois a combinação do motor 1.8 com o câmbio automático novamente não favorece o consumo do SUV compacto. Se serve de consolo, o Renegade tem as versões turbodiesel bem mais legais e econômicas. Outra boa notícia é que todos esses carros da Stellantis equipados com o 1.8 darão lugar ao moderno 1.0 turboflex em breve.

8. Caoa Chery Tiggo 7

" alt="" />caoa chery tiggo 7 33
  • Motor: 1.6 16V turboflex
  • Câmbio: automatizado de seis marchas e dupla embreagem
  • Gasolina cidade: 9,7 km/l
  • Gasolina estrada: 10,9 km/l
  • Etanol cidade: 6,6 km/l
  • Etanol estrada: 7,6 km/l
  • Classificação categoria: C
  • Classificação geral: C

O turbo não resolve a eficiência energética no caso do SUV da marca sino-brasileira. O Tiggo 7 figura entre os carros mais beberrões do país na esperança de que a chegada do câmbio automático do tipo CVT, previsto para a linha no ano que vem, melhore um pouco esse consumo.


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