--->
Importante
Atenção para 5 erros comuns em construções e reformas que podem comprometer ou encarecer a obra
Para ajudar você a evitar e minimizar esses problemas, listamos aqui os 5 principais erros em construções e reformas

Publicado em 17/08/2022 17:32

Foto/Reprodução


Muita gente fica de cabelo em pé só de ouvir as palavras construção e reforma. E isso não é para menos: sem um bom planejamento, as chances de problemas acontecerem são bem grandes, e qualquer deslize pode comprometer bastante o resultado final.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Para ajudar você a evitar e minimizar esses problemas, listamos aqui os 5 principais erros em construções e reformas. Acompanhe e veja como é possível garantir o sucesso da sua obra:

1. Não ter um projeto

Um dos erros mais graves é, sem sombra de dúvidas, não ter um projeto para a obra. Muitas pessoas pensam que essa etapa é apenas formalidade ou algo para encarecer o valor final. No entanto, é fundamental para ter um processo tranquilo, desde o alicerce até o acabamento.

Por menor que seja a intervenção, o projeto feito por um profissional é uma segurança contra imprevistos. Nele constam as dimensões, detalhes, especificações, etc. que instruem os construtores e permitem uma melhor visualização do resultado pelo proprietário.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

2. Não fazer um cronograma

Seguir prazos nem sempre é fácil, não é mesmo? Porém, eles são uma das formas mais eficientes de fugir dos erros em construções e reformas. Estabelecer datas para determinadas mudanças dá a ideia do andamento de tudo o que está sendo feito. Quando você opta por não ter um cronograma, as coisas podem se complicar.

Converse com seu arquiteto e mestre de obras para vocês criarem juntos um calendário de tudo. Defina prazos reais, atingíveis e com uma margem para atrasos e possíveis imprevistos. Você terá dados palpáveis de como os trabalhos estão indo e, consequentemente, mais tranquilidade.

3. Não estabelecer um orçamento

Deixar de colocar todos os possíveis gastos na ponta do lápis é outro erro comum que muitos cometem, e por isso acabam perdendo a cabeça em meio a tantos valores. Mesmo que a obra seja simples, não ter um orçamento é sinônimo de “meter os pés pelas mãos”, o que pode custar caro em todos os sentidos.

O ideal é ter uma planilha com tudo que será investido, desde os materiais, pagamento da equipe, itens de decoração e mobiliário até custos como água e energia elétrica. Vale também jogar o valor total um pouco para cima, pois adversidades podem surgir. Com isso, você tem uma noção do que o seu dinheiro permitirá fazer ou não.

4. Não comprar materiais de qualidade

Você já deve ter ouvido aquele ditado: “O barato pode sair caro”. E não é à toa que ele se tornou tão conhecido. Descuidar na hora de comprar materiais de qualidade quando o assunto é reforma e construção é pedir para ter um imóvel de menor durabilidade, reparos frequentes e muita dor de cabeça.

Avalie onde é possível economizar e onde é realmente necessário investir um pouco mais. Construir ou reformar são processos estressantes — e você não vai querer enfrentá-los novamente porque usou materiais ruins. Então opte por aquilo que melhor atenderá suas necessidades e expectativas e não esqueça de comprar em uma loja de confiança.

5. Não legalizar a obra

Toda obra que acontece na cidade deve ser comunicada à prefeitura, que é responsável por todos os imóveis (residenciais ou comerciais) do município. As construções e reformas maiores exigem uma autorização do órgão, mas para as menores basta uma comunicação.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O problema é que muita gente desconhece esse fato ou o ignora, abrindo margem para denúncias e aplicações de multas. Portanto, regularize tudo para evitar esse transtorno burocrático que pode comprometer seu bolso e seu imóvel.

Dar aquela repaginada no visual da casa ou construir o imóvel dos sonhos é a vontade de muitos, não é verdade? Assim, a melhor maneira de conquistar esses objetivos é evitar problemas.

Fonte: Soreparos.com


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->