Do Financeone - Garantir a segurança no ambiente digital tem sido um desafio cada vez maior. O número de golpes cibernéticos cresce globalmente, principalmente entre aqueles que se utilizam de dados facilmente manipuláveis. Será que você faz parte do grupo de usuários com as senhas mais hackeadas do mundo?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Segundo um levantamento feito pelo NCSC (Centro Nacional de Segurança Cibernética do Reino Unido), milhares de pessoas em todo o mundo estão utilizando senhas muito fáceis de adivinhar. A principal delas? A clássica “123456”, utilizada por mais de 23 milhões de usuários!
Quer garantir que seus dados fiquem seguros? Então, é hora de criar uma senha forte e única. Confira a seguir uma lista com as senhas mais hackeadas do mundo, além de dicas sobre como se proteger de ataques hackers na internet.
Você provavelmente já ouviu falar em algum vazamento de dados recentemente, não é mesmo? Isso porque a prática tem sido cada vez mais comum, especialmente no Brasil, que possui um dos sistemas de proteção de dados mais frágeis do mundo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além das senhas, os cibercriminosos têm otimizado suas técnicas para roubar dados de cartões de crédito, CPFs e outros documentos importantes dos usuários. Esse tipo de ataque geralmente acontece de forma coordenada, por meio de programas automatizados que captam senhas frágeis em um banco de milhares de contas.
É aí que mora o problema: quanto mais frágil a senha, mais fácil para o programa – utilizado pelos hackers – captá-las. Os criminosos se aproveitam para vender os dados em canais da deep web, locais onde os ataques podem ser ainda mais intensificados.
Identificou alguma senha na lista que já tenha utilizado – ou pior, que ainda utiliza? Então, é hora de reforçá-la! O que torna uma senha mais segura não é necessariamente o tamanho ou mesmo a frequência com que ela é modificada. Mas sim, o fato de ela ser única. Por isso, é preciso até mesmo uma dose de criatividade na hora de criar uma senha segura.
Uma dica para quem deseja criar uma senha longa, mas ainda assim fácil de memorizar, é investir na associação de palavras que não façam sentido entre si. Quer um exemplo?
Pense em algo como a junção de um hobby de sua preferência atrelada a uma cor, um número ou mesmo um ano marcante – evite datas óbvias, como o seu nascimento ou o dia do seu casamento. Ao utilizar essa estratégia, você pode criar uma senha nesse estilo: auladepianoamarelo2004.
Lembre-se ainda de criar uma senha diferente para cada portal, ou ao menos três diferentes para cada modelo de aplicação. Dessa forma, caso você seja vítima de um ataque em uma das redes que utiliza, é possível salvar parte dos arquivos e dados de uma outra plataforma.