Do site EBiografia.com - Uma parte das pessoas mais ricas do mundo fez dinheiro no setor da tecnologia, mas há também bilionários que fizeram fortuna no mercado financeiro, no comércio de roupas e até mesmo com as telecomunicações. E, ao contrário do que muitos imaginam, boa parte desses nomes não cursou o ensino superior.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Segundo pesquisa realizada pela Revista Forbes em 2021, existem 2095 bilionários no mundo. Se fosse possível reunir os valores que esses homens têm na conta chegaríamos a impressionante cifra de 8 trilhões de dólares.
O americano Jeff Preston Bezos (1964) fundou a gigante Amazon, a maior loja de varejo online, quando tinha 30 anos, na garagem da casa onde vivia em Seattle.
O empreendedor tirou o diploma de engenharia elétrica e de ciências da computação em 1986 pela Universidade de Princeton.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Bezos, que tem uma fortuna estimada em 113 bilhões de dólares, começou no setor da tecnologia, mas atualmente possui também o jornal The Washington Post e a companhia aeroespacial Blue Origin.
O empreendedor também investiu em empresas que fizeram enorme sucesso como o Google e a Uber.
Para se ter uma ideia da dimensão do seu negócio, enquanto no mundo as empresas demitiram funcionários devido a crise econômica gerada pela pandemia, a Amazon contratou entre março e abril de 2020 mais 175 mil funcionários.
Se quiser saber mais sobre a vida do fundador da Amazon recomendamos a leitura da biografia de Jeff Bezos.
Nascido em Pretória, na África do Sul, Elon Musk (1971) imigrou para os Estados Unidos aos 17 anos e fundou em 1995 a sua primeira empresa, a Zip2 Corporation, que fornecia conteúdos para jornais online.
Depois de vender a sua criação para a Compaq, fundou a X.com, uma empresa de pagamentos e transferências que deu origem ao PayPal.
Foi com o dinheiro da venda do PayPal para o eBay que Musk fundou as suas três empresas que se tornaram o seu carro-chefe: Tesla, SpaceX e Solar City. A Tesla foi a empresa pioneira na venda de carros elétricos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A SpaceX é outro importante projeto, a empresa foi a primeira a vender um voo comercial para a Lua e foi pioneira como a primeira iniciativa privada a mandar para o espaço o seu próprio foguete.
A Solar City, menos conhecida das três, é uma empresa voltada para a fabricação de painéis solares.
Descubra mais sobre o percurso de Elon Musk.
A família do empresário francês Bernard Arnault (1949) é dona de um grupo que reúne mais de 70 marcas entre elas a Sephora, a Dom Pérignon, a Louis Vuitton, a Christian Dior e a Tiffany&Co.
O império Arnault começou a ser construído com o pai de Bernard, que fez algum dinheiro no ramo da construção, mas se desenvolveu, de fato, nas mãos do filho.
Bernard, que estudou na Ecole Polytechnique, viveu nos EUA onde trabalhou no mercado imobiliário antes de regressar para a França. Atualmente Bernard Arnault é o CEO da LVMH, o grupo francês que é o maior do mundo especializado em produtos de luxo. O grupo reúne desde marcas de alta costura até empresas de jóias, cosméticos e bebidas.
A fortuna do empreendedor somada com a da família corresponde a 76 bilhões de dólares líquidos segundo o ranking da Forbes de 2020. Quatro dos cinco filhos de Bernard trabalham no grupo (Frédéric, Delphone, Antoine e Alexandre).
Com patrimônio líquido de 98 bilhões de dólares, o americano Bill Gates (1955) também fez a sua fortuna no ramo da tecnologia. O gênio da informática criou o seu primeiro software quando tinha apenas 13 anos.
Apesar de ter entrado no curso de informática da Universidade de Harvard, Bill Gates nunca chegou a concluir o ensino superior. No princípio da faculdade abandonou o curso para se dedicar inteiramente a Microsoft ao lado do amigo Paul G.Allen.
O bilionário e a esposa, Melinda Gates, são também filantropos importantes estando a frente da Bill & Melinda Gates Foundation, a maior fundação privada do planeta.
Conheça a trajetória do fundador da Microsoft lendo o a biografia de Bill Gates.
O jovem Mark Zuckerberg (1984) foi um dos fundadores da maior rede social do planeta, o Facebook, que agora também detém o Instagram, o Whatsapp e a startup Oculus VR, relacionada com a realidade virtual.
O seu império de sucesso se ergueu em 2004, quando estudava ciências da computação em Harvard e começou a desenvolver a rede social no alojamento da faculdade ao lado de colegas.
Zuckerberg nunca chegou ao final do curso, mas o projeto criado pelos jovens estudantes fez sucesso dentro do campus, se expandindo depois para outras universidades até sair do universo acadêmico, ganhar cidades e cruzar a fronteira de países.
O norte-americano fez 54,7 bilhões de dólares e em dezembro de 2015 se comprometeu a doar, junto com a mulher Priscilla Chan, 99% da fortuna para projetos sociais.
Descubra a biografia de Mark Zuckerberg na íntegra.
Zhong Shanshan (1954) nasceu em Hangzhou e foi obrigado a deixar a escola durante a Revolução. O jovem trabalhou como operário da construção civil, foi também repórter de jornal e agente de venda de bebidas.
Zhong abriu o seu próprio negócio e daí em diante a sua carreira empresarial decolou. Atualmente preside a Nongfu Spring, uma empresa que vende água engarrafada e teve as ações listadas em setembro de 2020.
Também está a frente da Beijing Wantai Biological Pharmacy, que entrou na bolsa de valores de Xangai em abril de 2020.
O americano Warren Edward Buffett (1930) fez toda a sua fortuna no mercado financeiro. Conhecido como um dos maiores investidores de todos os tempos, o filho de um congressista norte-americano está a frente da companhia Berkshire Hathaway, que possui mais de 60 empresas bastante diferentes entre elas a Duracell e a cadeia de restaurantes Dairy Queen.
Apesar da sua capacidade ímpar para os negócios, Warren chegou a ser recusado na Harvard Business School tendo por isso feito o seu mestrado em economia pela Universidade de Columbia.
Em termos líquidos a fortuna de Warren Buffett foi estimada em 67,5 bilhões de dólares em 2020.
Saiba mais sobre a biografia de Warren Buffett.
Ao lado do amigo Sergey Brin, o engenheiro de computação Larry Page (1973) criou em 1998 o motor de buscas mais famoso do mundo, o Google. Larry recebeu incentivos no universo da informática desde muito cedo porque os seus pais são programadores e professores da Universidade de Michigan.
Page começou a fazer dinheiro com o Google, mas o seu império abarca atualmente vários subprodutos importantes como o YouTube, o Gmail e o sistema operacional Android.
Foi no ramo da tecnologia, portanto, que o programador construiu todo o seu patrimônio avaliado em 50,9 bilhões de dólares.
Sergey Brin (1973) segue no pódio dos mais ricos logo baixo do amigo e sócio Larry Page, com quem fundou o Google, em 1998.
Sergey nasceu na Rússia, mas se mudou aos seis anos com a família para os Estados Unidos. Brin é o único imigrante na América dessa lista e foi um dos principais porta-vozes críticos das políticas de imigração de Trump.
Quando estava fazendo o doutorado, Sergey conheceu Larry Page no campus da faculdade e, juntos, desenvolveram o projeto daquele que viria a se tornar o maior motor de busca do planeta.
O doutorado de Sergey nunca foi terminado, os planos foram deixados de lado para que os dois programadores pudessem se focar exclusivamente no Google.
Atualmente Brin tem um patrimônio de 49,1 bilhões líquido.
Saiba mais sobre a biografia de Sergey Brin.
O nova-iorquino Lawrence Joseph Ellison (1944), conhecido apenas como Larry Ellison, fundou a Oracle Corporation em 1977. A empresa é enorme no mundo dos softwares, hardwares e no comércio de banco de dados. Foi no ramo da tecnologia Larry que ergueu todo o seu patrimônio.
O atual bilionário chegou a frequentar a Universidade de Illinois entre 1962 e 1964, mas largou o curso após a morte da mãe adotiva. Ele ainda tentou frequentar a Universidade de Chicago em 1966, mas desistiu rapidamente. Trabalhando na área da informática, treze anos mais tarde lançou a Oracle, que logo se tornou bastante popular.
Durante 37 anos - até setembro de 2014 - Larry foi o CEO da companhia que criou. Com 35,4% da empresa Oracle nos dias de hoje, a fortuna de Larry é estimada em 59 bilhões de dólares líquidos