--->
Brasil
Apesar do preço, ter um carro elétrico no Brasil já é uma realidade; Saiba
Economia e sustentabilidade se opõem a custo de aquisição e falta de cobertura de postos de recarga para estes veículos no país

Publicado em 06/04/2021 09:36

Foto/Reprodução


Do R7 - Aos poucos esse cenário vem mudando e já é possível encontrar alguns dos modelos movidos a eletricidade circulando pelas ruas de algumas capitais brasileiras. O preço ainda é bem superior ao valor de um carro movido a gasolina e a álcool, mas a ideia de sustentabilidade atrai alguns motoristas

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O administrador de empresas Leonardo Celli comprou em 2016 seu primeiro carro elétrico. O modelo escolhido na época foi uma BMW i3  que custou R$ 180 mil.

“Decidi experimentar o carro elétrico após uma pesquisa com fontes de fora do Brasil, e então resolvi investir parte do meu patrimônio na mobilidade elétrica e também na energia renovável. Fui atrás dos veículos elétricos porque sempre busquei soluções para ter uma autonomia de vida maior”, diz Leonardo.

Leia Tambem: Empréstimo para negativado? Serasa ajuda como conseguir atraves de seu nome

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O administrador conta que, após um ano utilizando o veículo e se sentindo muito confortável com a compra, teve a ideia de construir um sistema fotovoltaico, que utiliza a luz do sol para produzir energia elétrica, e assim recarregar as baterias que alimentam o motor de seu carro.

“Hoje, mais de 90% dos processos de recarga são feitos na tomada de casa. Carrego tanto na tomada 220v como em uma tomada industrial, que tem um processo de recarga mais rápido. Em cerca de 2h30 o veículo está completamente recarregado”, afirma.

A infraestrutura brasileira

A importância de se ter um sistema de carregamento próprio diz respeito à pouca cobertura de postos de recarga pelas ruas e rodovias do país. 

“Nós temos, hoje, entre 400 e 500 carregadores públicos no Brasil para atender uma frota de aproximadamente 10 mil veículos elétricos”, destaca o engenheiro Evandro Mendes, CEO da Electricus, empresa especializada em infraestrutura de recarga para veículos elétricos.

Leia Tambem: Score de crédito: o que é e como usá-lo para aumentar seu limite e conseguir os melhores cartões

O engenheiro ainda afirma que cerca de 50% da estrutura dedicada a estes veículos está concentrada no estado de São Paulo, o que dificulta ainda mais a vida de quem precisa transitar com carros nas estradas brasileiras e também nos ambientes urbanos em outros estados.

Leonardo conta que já teve que enfrentar fila em alguns eletropostos para esperar um veículo recarregar as baterias e então conectar o seu.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->