A facilidade em conseguir fazer compras online com o cartão de crédito e pagar no final do mês, além de poder parcelar os valores, são alguns dos benefícios que chamam atenção de quem deseja ter um cartão. Mas como conseguir o primeiro cartão de crédito?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Atualmente, o consumidor conta com diversas opções na hora de escolher o seu primeiro cartão de crédito. Pensando nisso, separamos aqui neste texto algumas dicas para ajudar quem deseja começar a utilizar essa forma de pagamento. Continue a leitura para saber mais!
No Brasil, o cartão de crédito próprio é liberado a partir dos 18 anos ou mais. Além disso, outra condição para ter o primeiro cartão é não ter nome restrito nos órgãos de proteção ao crédito e ter um emprego também pode ajudar para conseguir a aprovação.
Vale lembrar que é fundamental cadastrar as informações de forma correta na hora que realizar a solicitação, pois todas as instituições financeiras e bancos checam a veracidade dos dados cadastrados.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Se você estiver fazendo um curso superior, inclusive, tem muitas instituições financeiras que disponibilizam um cartão universitário para os estudantes. Contudo, vale a pena ficar atento às possíveis cobranças das taxas ou anuidades.
Antes de sair por aí solicitando cartões, é preciso saber antes o que é necessário para conseguir ter um cartão de crédito. Por isso, além das nossas dicas, o Serasa Ensina também listou algumas outras. Veja só quais são:
Se você estiver com o nome sujo, a principal dica é: limpe o nome antes de solicitar o seu primeiro cartão. Por isso, caso tenha alguma dívida em aberto, procure a empresa e negocie o pagamento.
Como você já tem um relacionamento com o seu banco por já ter uma conta aberta, ele é quem te conhece melhor para oferecer um cartão de crédito para você! Por isso, a probabilidade do seu cartão ser aprovado é muito mais fácil do que você pedir em um outro banco.
Um dos principais motivos para as pessoas entrarem em dívidas está, justamente, na disponibilidade e facilidade de conseguir comprar. Isso porque as instituições financeiras, em sua maioria, acabam liberando limite de crédito além do que o cliente pode pagar.
Por isso, a dica é: limite os seus gastos desde o início! Ou seja, faça um planejamento para que os gastos com cartão de crédito não ultrapassem o percentual de 50% do rendimento líquido.
Ao receber a fatura do mês, muitas pessoas vão direto olhar o pagamento do valor mínimo do cartão.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No entanto, quando o cliente não efetua o pagamento do valor total, entra em cena o chamado juro rotativo. Ou seja, a diferença do que não foi pago acaba se tornando um “empréstimo” do banco. E isso tem altos custos! Portanto, efetuar o pagamento integral da fatura é super importante para não ter que lidar com os juros e acabar se endividando.
Do Financeone