Você certamente já ouviu o termo “score de crédito”, “Serasa score“, “pontuação de crédito do consumidor” ou algo parecido. Mas você sabe o que ele significa ou como funciona? Quando você solicita aquele tão sonhado cartão de crédito que vai te dar acesso à salas VIP e gerar muitas milhas, a administradora do cartão pode aceitar ou recusar seu pedido. Entenda como isso é feito e veja como aumentar as suas chances de ser aprovado neste post.
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O score é uma pontuação que varia entre 0 e 1.000 que indica a probabilidade de um consumidor pagar suas contas em dia. Essa métrica é utilizada por órgãos de proteção ao crédito que auxiliam as instituições financeiras a traçarem o perfil de risco de um determinado cliente para oferecerem as oportunidades de crédito mais adequadas. No Brasil, as principais empresas autorizadas pelo Banco Central a fazerem essa análise de dados são Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod.
Em termos práticos, o score é como se fosse uma nota ou um “currículo” da sua vida financeira. Quanto maior for o seu score, maiores são as chances de você honrar seus compromissos financeiros. E, quanto menor ele for, maior será a probabilidade de você não cumpri-los. Mas calma, se o seu score estiver baixo, isso não quer dizer que você seja caloteiro ou algo desse tipo, mas a empresa pode ver você como um devedor de maior risco e lhe impor juros mais altos.
A consulta ao seu score de crédito é grátis e pode ser feita mediante um cadastro simples nos sites Serasa Consumidor, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod. Infelizmente, não há um sistema único que permita visualizar todos os scores em uma única consulta. Além dos sites, é possível também consultar pelos respectivos aplicativos para celular dos órgãos. É importante saber que não há cobrança para consultar o score e tampouco é possível aumentá-lo mediante pagamento. Caso receba algum e-mail ou SMS com informações nesse sentido, desconsidere pois trata-se de uma tentativa de fraude.
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O score é dinâmico e leva em consideração os dados disponíveis na base de dados das empresas no momento da consulta. Caso você tenha dívidas em seu nome e tenha o hábito de pagar suas contas com atraso, uma mudança em seu comportamento financeiro não irá refletir de imediato em seu score. A evolução não é simultânea, ela acontece de forma gradual na medida em que o mercado financeiro volta a confiar no seu compromisso em honrar seus pagamentos em dia.
No Brasil, a pontuação do score é dividido em três faixas:
Vamos falar um pouco sobre como ter um bom score e se manter sempre na faixa verde.
Ter um bom score de crédito é essencial tanto na hora de comprar um carro como ao solicitar crediário em uma loja de roupas. Existem várias dicas que podem ser seguidas que ajudam a manter um bom score de crédito. Veja algumas a seguir:
Assim que consultar seu score, verifique também se existem dívidas ou protestos em seu nome. Muitas pessoas têm dívidas sem saber. Pode ser uma conta de luz ou a fatura de um cartão de crédito de alguma loja que foi extraviada e você esqueceu de pagar. Procure as empresas onde você tem valores em aberto e negocie o pagamento. Quanto antes você liquidá-las, mais rápido o seu nome ficará limpo e isso refletirá no seu score. No caso de dívidas antigas, algumas empresas podem até oferecer bons descontos para lhe incentivar a quitá-las.
Os órgãos de proteção ao crédito oferecem canais onde os consumidores podem atualizar seus dados como endereço residencial, telefone e e-mail para contato. Manter essas informações atualizadas mostra que você está acessível caso as empresas precisem entrar em contato com você. Caso mude seu nome devido casamento ou separação ou troque de endereço, atualize suas informações o quanto antes. Dados desatualizados ou incompletos podem prejudicar o seu score. Quanto mais exatas forem as suas informações pessoais, mais confiável será o seu cadastro e, consequentemente, a sua pontuação.
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As quatro empresas possuem um serviço chamado “cadastro positivo”. Essa ferramenta autoriza que as empresas coletem dados positivos do consumidor tais como o pagamento antecipado e assiduidade no pagamento das contas. Antes do cadastro positivo, os órgãos só coletavam as informações negativas sobre o cliente como dívidas, pagamentos em atraso e protestos.
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