Do Financeone - Você já recebeu um parcelamento automático da fatura do seu cartão de crédito? Caso isso tenha acontecido, é bem provável que você tenha se assustado, já que provavelmente não solicitou o parcelamento da fatura. Mas o que seria esse parcelamento automático da fatura? Quando ele acontece? Será que de fato os bancos podem fazer isso?
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Essas dúvidas são mais comuns do que você pode imaginar. Por isso, não se sinta envergonhado de não saber sobre o assunto. E o FinanceOne está aqui justamente para te ajudar com esta questão. Então se você quer entender mais sobre o parcelamento automático da fatura do seu cartão, continue lendo este artigo.
Muitos clientes de instituições financeiras que oferecem cartão de crédito são pegos de surpresa quando na fatura vem a seguinte descrição: parcelamento automático. E é comum encontrar até quem não saiba o que isso significa, se você é um deles, vamos a explicação!
Desde 2017 está em vigor a resolução 4.549 do Banco Central que estabelece que as instituições financeiras podem e devem oferecer condições mais vantajosas de parcelamento com juros menores para os clientes.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
E isso deve acontecer quando ele permanecer no crédito rotativo por 30 dias. Mas em qual momento entra o parcelamento automático da fatura?
Digamos que você pague o valor mínimo do seu cartão, para o mês seguinte virá os valores gastos mais o restante da fatura anterior junto com os juros. Caso você não realize o pagamento integral, o banco decide pelo parcelamento automático.
Essa é uma forma que as instituições financeiras encontraram para evitar que os clientes fiquem muito tempo no juros rotativo, que tem uma das maiores taxas do mercado. Além de ser uma alternativa para que os clientes não se enrolem com a dívida crescendo.
Você pode até achar que a opção parcelamento automático da fatura é uma prática ilegal das instituições, mas não é. Inclusive, pode ser favorável para você.
Entretanto, para que ela seja permitida o cliente tem que ter sido avisado, principalmente no ato do contrato. Essa opção precisa constar com um serviço oferecido.
Isto é, se o banco oferece o parcelamento automático como uma vantagem ao cliente, essa prática precisa ser informada e precisa, de fato, ser vantajosa.
Essa vantagem citada é em comparação ao crédito rotativo, cujos juros são bem maiores.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Dessa forma, você não precisa necessariamente ser avisado toda vez que o banco realizar o parcelamento automático. Isso pode acontecer, como o nome diz, “automaticamente”. Mas é necessário constar no contrato como uma forma de garantia.
Sim! Como você já leu acima, as empresas devem oferecê-lo justamente como uma forma de vantagem ao cliente.
O objetivo dele é justamente te fazer ter benefícios e pagar menos encargos.
Como você já sabe, toda vez que você não paga o valor total, o restante do valor vai para a fatura seguinte. Se você passar de 30 dias, para não ficar pagando os juros do crédito rotativo, é feito o parcelamento automático.
O próprio Banco Central determina que após um mês de cobrança no rotativo o saldo possa ser financiado por alguma linha de crédito que possibilite o pagamento parcelado. Este parcelamento, no entanto, sempre vai incidir juros.
No caso do parcelamento automático, é uma opção que terá menos taxas do que se você ficasse no rotativo