Do Jornal Contábil - Uma série de benefícios são oferecidos para quem possui uma empresa de pequeno porte em pleno funcionamento, dentre eles está a aquisição de automóveis com desconto.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para quem não sabe, isso também vale para o MEI (Microempreendedor Individual).
Então, se você se enquadra na categoria e tem interesse na aquisição de um carro para sua empresa, a orientação é pesquisar e verificar quais montadoras possuem a política de vendas diferenciadas para empresas atualmente.
Para te ajudar a entender melhor como funciona todo esse processo, preparamos esse artigo com as principais dicas sobre a concessão do desconto.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Atualmente, a Renault, Volkswagen, Chevrolet e Fiat operam com esta modalidade, mas ficará à cargo de cada uma delas definir o percentual de descontos, que podem ser de 2,5% podendo chegar à 30%.
Vale ressaltar que a comprovação de que o carro será utilizado diretamente nas atividades da empresa poderá conseguir um desconto superior.
Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Fiat sai na frente quando o assunto é essa modalidade de negócios e possui 26,61% do mercado atual.
A Volkswagen aparece logo em seguida com 18,85%.
As montadoras conseguem disponibilizar melhores preços devido ao desconto do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Então, o interessado precisa ser possuir CNPJ e, no caso do microempreendedor individual sabemos que o faturamento anual permitido chega à R$81 mil, sendo assim, é preciso estar atento ao limite de compras que é de 80% desse valor e, mesmo que a compra do veículo não seja aplicada à esse limite, o responsável poderá demonstrar se teve faturamento que tenha sido suficiente para a aquisição em uma possível fiscalização.
A compra do veículo pode ser feita logo que o responsável tem acesso aos documentos da empresa, assim, não existe carência para ter acesso ao benefício.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Porém, um dos principais requisitos para a concessão do desconto é escolher um carro 0km, além disso, o empreendedor também precisa se comprometer em permanecer com o veículo pelo menos 12 meses, caso contrário, a isenção do ICMS deverá ser devolvida.
Isso evita que o mesmo seja adquirido com preço mais barato e posteriormente, seja comercializado com o preço normal do mercado.
Sendo assim, a sua venda antes do prazo é uma prática proibida.
O microempreendedor individual precisará ter em mãos o contrato social de sua empresa, além da Inscrição Estadual, E-CNPJ (alguns fabricantes podem exigir) e documentos pessoais.
Como o veículo permanecerá em nome da empresa, o responsável precisa manter toda a documentação em dia para evitar que qualquer irregularidade que pode ser registrada em seu nome e também no CNPJ da empresa, isso pode resultar em restrições.
Desta forma, todas as taxas e demais pagamentos relativos à documentação devem ser pagas para garantir a utilização do veículo sem dor de cabeça.
Os descontos não são aplicados em todos os modelos ou marcas de veículos disponíveis no mercado.
Sendo assim, isso deverá ser analisado durante a negociação, bem como, os valores que serão cobrados de acordo com as condições oferecidas pelas montadora.
Mas, atualmente, entre os modelos disponíveis para esta modalidade de negócio estão Caoa Chery, Chevrolet, Citroen, Fiat, Ford, Hyundai, JAC, Jeep, Kia, Lifan, Mistsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Suzuki, Toyota e Volkswagen.