--->
Saiba
Imposto de Renda 2021: antecipação da restituição oferecida por bancos vale a pena? Confira
Economistas alertam que é preciso ter cautela antes de fazer a solicitação, já que se trata de um tipo de empréstimo sujeito a juros

Publicado em 10/03/2021 15:07

Foto/Reprodução


Os bancos começaram a oferecer a antecipação de até 100% do valor a ser restituído no Imposto de Renda 2021. As contratações podem ser feitas sem nem mesmo ir às agências, direto pelos aplicativos das instituições ou pelo internet banking. No entanto, economistas alertam que é preciso ter cautela antes de fazer a solicitação, já que se trata de um tipo de empréstimo sujeito a juros.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

As declarações do Imposto de Renda podem ser enviadas para a Receita Federal até dia 30 de abril.

São esperados 32 milhões de documentos no total e, até agora, 2,94 millhões de contribuintes já fizeram o Ajuste Anual.

Cerca de 90% das declarações foram feitas por meio do programa do IRPF 2021; 8%, através de celular; e apenas 1% de forma online, por meio do e-CAC.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

No Banco do Brasil , clientes podem antecipar o valor integral de suas restituições, com limite de R$ 20 mil. O pagamento é feito no momento que a Receita Federal depositar o crédito na conta do contribuinte ou no vencimento do contrato, em janeiro de 2022, se essa data ocorrer primeiro.

São cobrados juros a partir de 1,43% ao mês, a depender do perfil do cliente e do canal de contratação: agências, terminais de autoatendimento, aplicativo ou internet.

A linha de crédito do Santander oferece taxas a partir de 1,69% ao mês, que também variam conforme o perfil do cliente. É possível antecipar o valor total a ser restituído, através de solicitação pelo app Santander, pelo Internet Banking, pela Central de Atendimento, ou pessoalmente nas agências, e ter acesso ao dinheiro no mesmo dia.

Para isso, basta apresentar a declaração do IRPF 2021.

O prazo para solicitar é até 8 de setembro, e o valor mínimo para contratação é de R$ 100.

O pagamento é feito de forma automática na data em que a Receita Federal creditar a quantia da restituição para o cliente. Caso o contribuinte não receba até o último lote, a data limite de liquidação do crédito será 07 de outubro.

Fonte: Economia - iG 

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->