Foto/Reprodução
Do G1 - Uma nova comodidade oferecida por cartões de crédito tem causado preocupação para especialistas em tecnologia e segurança e também para os clientes.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A tecnologia é uma novidade para usuários que conseguem pagar uma conta sem precisar inserir ou passar o cartão de crédito na máquina e não tem necessidade de senha.
Por isso, o sistema tem sido alvo de golpistas que têm conseguido realizar compras aproximando maquininhas de bolsas e carteiras das vítimas.
presidente da Associação de Peritos Forenses do Ceará, Marcos Monteiro, listou algumas dicas para se proteger caso tenha o cartão por aproximação.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- A primeira dica é desabilitar a função de proximidade; esta solicitação pode ser feita por aplicativo ou direto com a empresa do cartão;
- O cliente pode pedir ao banco a redução do valor-limite para compras por aproximação. "Você pode pedir que só sejam permitidas compras sem senha para valores até R$ 50, por exemplo", explicou;
- É possível cadastrar o cartão em um smartwatch ou no aparelho celular do usuário. Dessa forma, a transmissão só vai ser autorizada mediante a confirmação do usuário por meio desses dispositivos;
- Algumas carteiras revestidas por metal ou algum tipo de material especial e dispositivos podem bloquear a ação das maquininhas que se aproximam. O ideal é guardar o cartão de crédito dentro dessas carteiras "blindáveis" para não receber nenhuma surpresa desagradável junto com a fatura no final do mês;
- O especialista indicou o uso de um papel laminado para revestir o cartão, fazendo com que haja o bloqueio da radiofrequência. Desta maneira, a máquina não vai conseguir se conectar com o cartão do cliente, impedindo a compra.
- Marcos Monteiro orienta ainda que o cliente utilize o cartão virtual quando optar por fazer compras na internet. "O cartão virtual gerado pela operadora é válido por 24 horas e permitido para apenas um tipo de aquisição, após isso ele expira e fica inválido", afirma.
- Ao perceber que o cartão foi clonado, o primeiro passo é entrar em contato com a administradora e realizar o bloqueio. É importante também fazer um boletim de ocorrência para de alguma forma reaver os valores perdidos na fraude.
+ Conheça 06 contas digitais que oferecem empréstimo sem burocracia