Do Financeone - Muitos brasileiros utilizam o cartão de crédito para pagar a maioria das compras, sobretudo porque ele dá a possibilidade de fazer parcelamentos. Contudo, por ser bastante usado, existem grandes chances de ter um cartão clonado. Mas você sabe como o cartão de crédito é clonado?
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Ter o seu cartão clonado significa que os dados, como número, nome do titular, data de vencimento e código de segurança, foram roubados e utilizados por terceiros.
Por curiosidade, o nome “cartão clonado” começou a ser utilizado quando a única forma de comprar com cartão era passar por meio da tarja magnética. Com isso, os golpistas criaram uma tecnologia que clonava os dados do cartão no momento da compra.
A seguir, entenda como um cartão pode ser clonado. Boa leitura!
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Um cartão de crédito é clonado quando todos os dados presentes nele são transferidos para outro cartão. O que acaba facilitando as compras realizadas por terceiros, que também usam o seu nome e as demais informações bancárias.
Vale ressaltar que mesmo que grande parte dos cartões tenha chip, o que reduz bastante o número de fraudes, os criminosos ainda conseguem realizar a clonagem. Mas como cartão de crédito é clonado?
Os golpistas clonam os cartões por meio de leitores alterados, que são implantados, em caixas eletrônicos e até mesmo máquinas de pagamento para roubar os dados e utilizar o cartão.
Quer saber os locais que você pode ter o seu cartão clonado? Confira!
Agora que você já sabe o que é e como o cartão pode ser clonado, além das formas mais comuns disso acontecer, que tal descobrir o que fazer? Isso mesmo, é importante saber como reagir nessas horas.
Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a atitude deve ser rápida, mas feita de forma cautelosa. O primeiro passo é bloquear o seu cartão que supostamente possa ter sido clonado.
Entre em contato com a emissora ou administradora do seu cartão de forma imediata. Você precisa informá-la sobre essas movimentações que não foram feitas por você, pois não as reconhece.
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O Nubank informa que o procedimento mais comum nesses casos é o cliente solicitar o bloqueio, o cartão ser cancelado, ter o valor das compras devolvido e, por fim, conseguir emitir um novo.
O estorno do cartão de crédito varia de emissora para emissora, com prazos e formas de solicitar variando de acordo com o motivo do cancelamento.
Estornar nada mais é quando um cliente deseja cancelar uma transação feita com o cartão e precisa receber o valor de volta.
Mesmo você tendo percebido uma transação suspeita, tome cuidado e avalie bem essa situação antes de tomar uma atitude rápida de cancelar o seu cartão. Perceba se, por exemplo, a compra não foi feita de fato por você ou por algum conhecido.
Uma dica que muita gente às vezes fica sem saber o que aconteceu quando pega a fatura do cartão ou recebe uma notificação no celular é o nome fantasia das empresas. E por isso, estranham e tomam a atitude rápida de querer bloquear o cartão.
Mas, lembre-se que nem sempre os estabelecimentos têm o mesmo nome fantasia e o nome verdadeiro que fica estampado nas lojas, restaurantes ou supermercados. Quem nunca estranhou esse detalhe?
Em muitos casos, se for uma loja de bairro, a nota fiscal geralmente pode até vir no nome do dono e não pelo nome do estabelecimento. Assim, não se configura fraude e você não precisa cancelar o cartão.
Além disso, se você empresta o seu cartão para outras pessoas também precisa ter esse controle.
Tente se organizar ou pedir um feedback dos locais e compras, para que saiba quais são, de fato, as transações verdadeiras e as que podem ser uma fraude.
Confira três exemplos de serviços e compras que você pode ter feito e já viu na sua fatura e talvez não reconheça, pois nem sempre saem na nota fiscal pelo nome original: