--->
Confira
Faltou grana? O que pode acontecer se eu não pagar a fatura do cartão de crédito? Saiba
Vamos conhecer quais são as consequências do não pagamento da fatura do cartão de crédito

Publicado em 03/11/2022 11:03

Foto/Reprodução


Do Jornal Contabil - As dívidas com cartão de crédito fazem parte de milhares de brasileiros. Afinal de contas, uma das principais vantagens do seu uso é a possibilidade de comprar algo agora e pagar só no outro mês, assim como de parcelar uma compra que seria impossível caso tivesse que pagar à vista.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

No entanto, devido às suas vantagens que, aliás, são bem tentadoras, o cartão de crédito acaba sendo um dos principais responsáveis por fazer com que as pessoas percam o controle financeiro.

No entanto, da mesma forma que as dívidas com cartão fazem parte da realidade de milhares de pessoas, muitas delas estão enfrentando essa situação pela primeira vez, onde, não será mais possível pagar a fatura do cartão.

Essa é uma situação complexa, mas que reflete a realidade, afinal, colocar comida na mesa e pagar contas como de água, luz e moradia são indispensáveis para a sobrevivência das pessoas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Por isso, caso você esteja em uma situação financeira que não lhe permite mais pagar a fatura do seu cartão, hoje apresentaremos o que pode acontecer com você caso você não consiga mais pagar o seu cartão de crédito.

O que pode acontecer se eu não pagar a fatura do cartão?

Inicialmente precisamos esclarecer que sim, existem algumas consequências para quem acumula dívidas com cartão e deixa de pagar a fatura, no entanto, é preciso calma, nada de desespero.

Dentre as consequências, a primeira delas que ocorre com o consumidor que está devendo o cartão de crédito é ter o seu nome incluso nos órgãos de proteção ao crédito, ou seja, você terá seu nome negativado, popularmente conhecido como nome sujo.

Em consequência dessa inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, você então terá grandes dificuldades em conseguir qualquer nova operação de crédito, seja um novo cartão de crédito, financiamento, crediário em lojas ou empréstimos.

Isso porque, como o seu nome estará na lista de inadimplentes, as lojas, bancos e instituições financeiras terão receio em liberar alguma oferta para você que já apresenta outras contas atrasadas.

Uma outra situação que ocorrerá estará no acúmulo das taxas de juros e demais encargos decorrentes do atraso do pagamento, vale lembrar aqui que juros de cartão de crédito costumam ser os mais altos dentre as modalidades financeiras.

Por fim, outra situação que pode ocorrer é a possibilidade de o devedor ser acionado na justiça, onde o banco ou instituição financeira poderá se utilizar da Justiça para solicitar o pagamento da dívida, que poderá inclusive bloquear suas contas em bancos e bens.

No entanto, neste último caso, essa situação ocorre poucas vezes para consumidores, e é normalmente utilizada quando o consumidor já está devendo uma quantia muito alta, pois, haverá custas processuais que na maioria das vezes não compensa bancar para receber uma dívida menor que estas custas processuais.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -


COMPARTILHAR NO WHATSAPP
-->