Do Financeone - Negociar o valor da anuidade do cartão de crédito pode ser uma maneira de economizar e melhorar o seu controle financeiro. Apesar de a cobrança ser legal e bastante comum, muita gente não sabe que essa taxa pode ser negociada.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
De acordo com uma pesquisa realizada pelo GuiaBolso, atualmente 95% das opções de cartão de crédito cobram anuidade. E deste total 74% possuem valores que variam entre R$100,00 e R$1.000,00 ao ano.
Apesar de parecer um valor pequeno, quando parcelado durante o ano na fatura, ele pode acabar pesando no bolso das famílias brasileiras. E esse valor pode ser economizado e utilizado para outro objetivo, como pagar uma conta ou guardar para uma emergência.
+ Conheça 5 cartões sem anuidade mais fáceis de aprovar
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A anuidade do cartão de crédito consiste em uma taxa que a instituição financeira responsável pelo mesmo recebe para que o cliente possa utilizá-lo. Ela trata basicamente de uma manutenção do mesmo.
Contudo, apesar de ser um gasto a mais, existem algumas vantagens concedidas pelos bancos ou instituições de crédito mediante o pagamento da anuidade.
Uma das grandes vantagens são os programas de pontos. O acúmulo destes permite a troca por produtos ou serviços.
Cada tipo de cartão de crédito possui suas próprias concessões, mas, em geral, quanto mais compras, mais pontos e mais recompensas.
Além disso, cada vez mais as lojas têm criado cartões de crédito próprios, a fim de facilitar as compras de seus clientes, disponibilizando benefícios como descontos e prazos estendidos. As lojas geralmente cobram anuidade do cartão de crédito oferecido.
Entretanto, o ideal é sempre não pagar taxas quando são desnecessárias. Por isso, é indicado sempre avaliar se as recompensas oferecidas pelos emissores do cartão de fato valem a pena.
Aqui estão alguns meios pelos quais você pode deixar de pagar (ou diminuir) a anuidade do cartão de crédito.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
É importante ter em mente que conversar diretamente com o seu banco é a melhor forma de resolver essa questão. Por essa razão, o recomendado é simplesmente contatar o banco.
Você pode ligar para a Central de Atendimento e negociar o valor da anuidade do cartão de crédtio ou solicitar a isenção do conforto da sua casa.
No entanto, é comum que os atendentes considerem o pedido e deem, pelo menos, algum desconto para os que insistem e não desistem.
+ Score de crédito: o que é e como usá-lo para aumentar seu limite e conseguir os melhores cartões
Vale lembrar que conseguir a total isenção da anuidade do cartão de crédito é um pouco mais difícil e geralmente isso é liberado para clientes com altos gastos ou para pessoas que possuem cartões Premium.
Mas nem tudo está perdido! Alguns bons argumentos para conseguir a isenção da anuidade do cartão de crédito são:
Falar diretamente com o gerente pode ser útil em diversos momentos da vida, incluindo a negociação do valor da anuidade do cartão. Ele entende melhor como lidar com as situações e pode ter uma visão mais clara do que pode ser feito para te ajudar.
Muitas vezes, o gerente consegue diminuir a anuidade e também aumentar os benefícios oferecidos ao cliente. Portanto, vale a tentativa!
Não se esqueça de deixar claro o relacionamento que você tem com o banco: investimentos, fidelidade, serviços contratados e assim por diante.
Caso a isenção da anuidade seja algo realmente importante ou benéfico para você, pode valer a pena avisar que está considerando o cancelamento do cartão e a migração para outro serviço.
Isso pode fazer com que o banco se esforce para te manter com eles, cedendo assim ao seu pedido – pelo menos parcialmente.
Para as pessoas que fazem muito uso do cartão pode valer a pena ter planos como Premium, Platinum e assim por diante. O que lhes dá muitas vantagens na questão das milhas aéreas, entre outros.
Isso faz com que a anuidade não lhes incomode tanto. Porém, para pessoas que não usam tanto assim, talvez seja melhor obter um cartão que se adapte melhor a sua realidade financeira do momento.