Do FDR - Os aposentados e pensionistas já podem simular o valor do consignado do INSS com a nova margem para empréstimo. O serviço estará disponível a partir do momento em que o presidente Jair Bolsonaro sancionar o Projeto de Lei que dispõe sobre o aumento da margem consignável.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O texto atual prevê que os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) possam comprometer até 35% da própria renda mensal para honrar com o empréstimo.
O pagamento ocorrerá mediante o débito automático no valor do benefício. É importante informar que, da quantia total, 30% pode se direcionar a empréstimos pessoais. Enquanto 5% se referem a débitos, despesas ou saques com cartão de crédito.
O PL que já foi aprovado pelo Congresso Nacional visa ampliar a margem voltada ao empréstimo pessoal de 30% para 35%. Por outro lado, o percentual do cartão de crédito será mantido em 5%. No geral, 40% da renda do beneficiário poderá ser comprometida.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
No intuito de dar um norte para os beneficiários sobre como ficarão os valores, o consultor do Instituto de Estudos Previdenciários (Ieprev), Wagner Souza, fez algumas simulações. Os cálculos indicaram possíveis valores de parcelas, pagamento de juros e endividamento, todos com diferentes faixas de renda.
As simulações foram capazes de mostrar que, embora o teto da taxa de juros mensal de 1,80% seja inferior àquelas que normalmente são aplicadas no mercado, o contratante do empréstimo consignado terá até 84 meses para quitar a dívida que, até lá, será dobrada.
“O principal fator para esse valor tão alto da dívida é o tempo: as simulações que nós fizemos consideram o prazo máximo para pagamento, que é de 84 meses. A taxa, por mais baixa que ela possa parecer, no decurso do tempo, eleva bastante a dívida”, declarou.
Vale mencionar que os empréstimos que contam com o acréscimo de 5% na margem consignável, poderão ser solicitados até o dia 31 de dezembro de 2021.
Além do que, o PL também autoriza as instituições financeiras a concederem um período de carência de 120 dias. Este prazo se direciona aos contratos novos e antigos, mantendo a taxa de juros.
Observe a seguir, um breve resumo das simulações da margem de consignado.