Os golpes registrados estão sendo feitos por meio de falsos pedidos de revisão dos benefícios. As abordagens são feitas por e-mail, sms, ligação.
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O contato é feito por meio de ligação, em que eles entram em contato com a vítima pedindo que ela faça o seu pedido de revisão. Para essa revisão é necessário informar seus dados de identificação pessoal e de informações bancárias.
Por conta disso, o instituto solicita que os segurados denunciem o crime por meio do endereço da Controladoria-Geral da União (CGU), ou pelo telefone 135.
Além disso, é necessário registrar o boletim de ocorrência para comprovar que os dados foram roubados. O órgão alerta para que a população não informe os seus dados por meio de links ou supostas mensagens em seu nome.
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“Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato. O Instituto nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos”, informou o órgão.
O INSS ainda informou que no caso de pendência com o segurado, a equipe entrará em contato através do número: 280-41. O órgão ainda ressaltou que nunca manda links nem pede documentos pelo SMS.
A convocação de cidadãos para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135.
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Em caso de dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com os canais de atendimento oficiais no atendimento remoto como a assistente virtual (chatbot Helô), disponível no site (gov.br/meuinss) e aplicativo do Meu INSS e também no telefone 135 que funciona que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h (horário de Brasília).
Meu INSS
O aplicaitivo é a central de serviços para os segurados da Previdência disponível na internet por meio de aplicativo ou pelo site meu.inss.gov.br.
Após cadastrar uma senha, o usuário da plataforma terá acesso a quase todas as informações sobre as suas contribuições e benefícios.
Aqueles que já recebem uma renda paga pelo INSS, devem adquirir o hábito de utilizar o sistema para realizar a consulta ao extrato de pagamento.
O aplicativo foi criado para proporcionar mais facilidade para o cidadão nos benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e iOS). Por lá, estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo órgão.
O contribuinte pode acessar as informações completas sobre a sua vida como trabalhador, para isso basta acessar a opção Extrato Previdenciário (CNIS). O trabalhador pode baixar esse extrato em pdf para facilitar a visualização e para ter com ele sempre que preciso.
Desde o mês de maio, a forma de se cadastrar e obter a senha para acessar o aplicativo também mudou.
Caso o usuário ainda não seja cadastrado no Meu INSS, é preciso acessar o site acesso.gov.br e se inscrever.
Essa mudança faz parte da ação do Governo para unificar os logins, portais e sites institucionais a fim de facilitar a vida do cidadão que busca os serviços públicos na internet.
A senha inicial do Meu INSS também pode ser obtida pelos sites dos seguintes bancos: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob, Sicredi. E diretamente nas agências da Previdência.
Caso o contribuinte ainda tenha dúvidas o beneficiário pode ligar no telefone 135 e tirar todas elas.
Portal FDR
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