Foto/Reprodução
Do G1 - Os trabalhadores que desejam aderir à modalidade de saques anuais das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia podem registrar essa opção por meio de um aplicativo de celular ou então pelo site da Caixa Econômica Federal. Veja abaixo as opções:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O trabalhador que optar pelo saque-aniversário continuará a ter direito à multa de 40% em caso de demissão, mas perderá o direito ao saque-rescisão, isto é, não poderá retirar o saldo total de sua conta do FGTS ao ser demitido
Veja o passo a passo para ver a simulação do valor que pode ser retirado e como aderir ao saque-aniversário:
1. O trabalhador entra no site da Caixa e acessa o link do saque-aniversário:
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Página da Caixa que traz o acesso à simulação de valor do saque-aniversário — Foto: Reprodução
2. O trabalhador deve informar o CPF, número do NIS ou e-mail cadastrado no sistema da Caixa e a senha também cadastrada anteriormente. Depois precisa apertar "Não sou um robô e a tecla acessar:
Página do site da Caixa para acessar a simulação do valor para saque-aniversário do FGTS — Foto: Reprodução
3. Em seguida virá uma tela mostrando no topo da página o nome e a inscrição do beneficiário:
Tela para simular valor do saque-aniversário do FGTS — Foto: Reprodução
4. O trabalhador então deve entrar em Meu FGTS, que fica ao lado esquerdo da tela. Virão as opções Simulador Saque Aniversário e Opção Sistemática de Saque FGTS:
Simulador do saque-aniversário do FGTS — Foto: Reprodução
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
5. Se o trabalhador clicar em Simulador Saque Aniversário virão o valor a que ele terá acesso em caso de optar pelo saque-aniversário e o período de saque. Na mesma tela é explicado como o valor é calculado. Além disso, há o detalhamento do saldo de todas as contas do FGTS, tanto ativas como inativas:
Simulador do valor a ser recebido no saque-aniversário do FGTS, no site da Caixa — Foto: Reprodução
6. Se ele clicar em Opção Sistemática de Saque FGTS virá a página onde ele pode optar pelo saque-aniversário e também simular o valor do saque-aniversário:
Página da Caixa para aderir ao saque-aniversário do FGTS e simular o valor — Foto: Reprodução
7. Ao optar para o saque-aniversário, o trabalhador precisa escolher a data de recebimento do FGTS (1º ou 10) e as opções de receber pelos canais de pagamento da Caixa ou ter o crédito em conta de outra instituição financeira. Ao final, é preciso clicar em salvar: