Imagem de Andrew Khoroshavin por Pixabay
Sobrar dinheiro no final do mês é o desejo de todo mundo, nao e verdade? Mas parece que esse e um grande desafio para a maioria das pessoas. Olhar para a carteira ou para o saldo da conta no banco e ver dinheiro sobrando mesmo depois de já ter pago todas suas dívidas parece algo impossível para muitas pessoas, que não sabem que tudo pode mudar com um bom controle financeiro.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
É verdade que nem sempre fechamos o mês no azul, afinal imprevistos podem acontecer. Mas se virou um hábito na sua rotina, mês após mês fechar no vermelho sem um real no bolso, existe algo de muito errado. O que alguns não sabem é que pequenas decisões no dia a dia podem fazer toda diferença se vai sobrar ou não dinheiro no final do mês, e existem coisas que é muito importantes serem evitadas para nos ajudar nesse sentido.
Pensando nisso, o Conexão Economia traz 7 dicas poderosas que vão te ajudar a fazer sobrar dinheiro no final do mês e a usá-lo de foma mais inteligente.
1. Quite suas dívidas
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Antes de ir adiante com aquela compra ou gastar mais, você precisa tomar um primeiro passo muito importante que é analisar todas as suas dividas. Muitas pessoas nem tem noção do quanto devem e até por medo de se surpreender com o valor que suas dívidas estão devido aos juros e outros fatores, elas preferem nem saber mesmo. Adiar essas contas só vai fazer o problema crescer mais e mais como uma bola de neve.
Procure fazer o pagamento das suas dívidas, sejam elas com bancos e grandes lojas ou com amigos e familiares, e se possível negociar. Faça acordos realistas e que você possa cumprir. Fique de olho em feirões limpa nome, que muitas vezes oferecem um bom desconto na quitação de dívidas.
Depois de conseguir pagar suas contas pendentes, tome cuidado para não se endividar novamente. Quite suas dívidas o mais rápido possível, para que já comece a sobrar um dinheirinho no final do mês.
2. Tenha uma reserva financeira
Depois de quitar suas dívidas, vai começar a sobrar dinheiro no final do mês. Em vez de já pensar com o que gastar esse dinheiro, tente guardar a maior parte dele. No caso de uma emergência ou imprevisto, você poderá usar esse dinheiro evitando assim usar o cartão de crédito ou até fazer um empréstimo, que geraria mais uma dívida para comprometer seu orçamento. Ter uma boa reserva financeira é fundamental para quem deseja tranquilidade e segurança quando o assunto é finanças.
Imagine que você precise concertar um problema que surgiu no seu carro ou na sua casa. Você não previa esse problema e foi pego de surpresa. Pode ser que o salário que sobra no final do mês nao seja suficiente para pagar pelo concerto. Nesse caso, a reserva financeira vai ser de grande ajuda para que você pague estes custos extras não previstos, sem se endividar.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
3. Evite empréstimos
Se você quer que sobre um bom dinheiro na sua carteira ou no saldo bancário no final do mês, evite ao máximo fazer empréstimos. Mesmo empréstimos de pequenos valores tem juros e taxas altas, que são cobradas todos os meses até a quitação do valor emprestado. Em geral, devido aos juros, você acabará pagando pelo menos o dobro do valor do dinheiro você pegou no empréstimo. Mais uma vez fica evidente a necessidade da reserva financeira mencionada anteriormente. Mantenha uma boa organizaçãoo financeira, afim de que você consiga controlar o dinheiro que entra e que sai do seu orçamento e separar um valor mensal para emergências.
Mas se não houver jeito e você realmente precisar de dinheiro, pesquise bem os juros cobrados pelos bancos, faça uma comparação e tente quitar o empréstimo em poucos meses. Ainda avalie a possibilidade de recorrer a um familiar que possa o ajudar e o livrar dos altos juros cobrados pelos bancos.
4. Cuidado ao usar o cartão de crédito
Não é que o cartão de crédito seja um vilão do orçamento, mas ele pode se tornar se você não souber usá-lo com critério. Devido a facilidade de comprar com o cartão de crédito, você pode acabar ficando endividado por comprar coisas que não precisa no momento. Compras desse tipo podem pesar muito na sua carteira no final do mês.
Evite sempre levar o cartão de crédito com você quando for sair. Se você ver alguma coisa a venda o desejo de comprá-lo pode ser tentador, mas se você não tiver com seu cartão você terá que resisitir. Mas estando com o cartão na sua mão, você corre o grande risco de comprar por impulso, e todo dinheiro que sobraria no final do mês já terá destino certo: a fatura do seu cartão de crédito.
Mas se voê realmente precisar usar seu cartão de crédito, tente não fazer muitas compras parceladas. Outra dica é evitar pagar o mínino das faturas, e sempre pagar o valor total. Isso evitará que você se comprometa por muitos meses com dívidas das compras parceladas, e que se endivide com os juros cobrados por não pagar o valor total da fatura.
5. Elimine gastos desnecessários.
Reavalie todos seus gastos e veja o que pode ser cortado. Será que você precisa mesmo daquele pacote de tv com todos os canais a cabo? Exitem muitas opções de pacotes mais baratos. É verdade que eles terão menos canais, mas quase sempre você não consgue assitir todos os canais que paga, então vale a pena analisar se vale a pena continuar. Também existem muitas opções de assinuturas de plataformas de streaming que tem bastante conteúdo e em geral são mais baratas. Sem contar o conteúdo que você pode aproveitar gratuitamente em plataformas online como o youtube.
Nos gastos desnecessários também entram aqueles R$ 2,00 ou R$ 5,00 que você constuma gastar todo dia com lanches na rua ou o quê voce gasta todo final de semana em barzinhos. Pode parecer pouco, mas se você juntar cada centavo gasto assim, perceberá que já faz uma boa diferença no final do mês. Se você é daqueles que não dispensam um barzinho com os amigos, reserve um ou dois finais de semanas para sair.
Antes de gastar dinheiro com algum serviço ou fazer alguma compra, pergunte-se: Eu realmente preciso disso? Será que não dá para esperar um pouco? Existe uma opção mais barata? Já comparei e pesquisei?
6. Saiba exatamente quanto você ganha e quanto gasta
Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
Uma dica para que sobre mais dinheiro no final do mês é anotar quanto você ganha e quanto gasta. Registre entradas e saídas de dinheiro. Nunca extrapole seu orçamento, afinal a idéia é que sobre dinheiro, não que falte. Se você é autônomo e não tem um salário fixo, anote a média que costuma receber e sempre gaste abaixo dela para ficar num limite seguro do seu orçamento.
Saiba extamente quanto você costuma gastar por mês com higiene, alimentação, limpeza, aluguel, água, luz, internet, gasolinha e assim vai. Se você não tiver noção desses números, poderá usar um dinheiro no salão de beleza ou na academia que deveria ir para pagar a conta de luz. Quando a conta da luz chegar, você precisará tirar de outro lugar, provavelmente de outra conta. Esse descontrole pode comprometer totalmente seu orçamento, e fazer voce ficar no vermelho todo final de mes.
7. Tenha metas claras
Muitas vezes o real motivo de nunca sobrar dinheiro no final do mês é o fato de você não estabelecer metas. Desse modo você acaba usando seu dinheiro de qualquer forma, sem nenhum critério e com coisas supérfluas que as vezes você nem precisa. Quando você realmente precisa de algo, percebe que não tem dinheiro para comprá-lo? Pode ser porque usou seu dinheiro sem pensar.
Estebeleça metas de como e com o que você pretende usar seu dinheiro. Essas metas podem ser:
• Metas de longo prazo: São aquelas que envolvem algo que você quer para 10 anos, ou mais, como a sua aposentadoria, independência financeira ou quitar seu imóvel, por exemplo.
• Metas de médio prazo: São aquelas entre 2 e 5 anos como casar, comprar ou trocar de carro. Poupe e invista pensando em alcançar esse objetivo dentro desse tempo.
• Metas de curto prazo: São aquelas menores, entre 6 meses a 2 anos, como realizar aquela viagem, comprar um celular novo, comprar um móvel ou eletroméstico novo para casa a vista, por exemplo.
• Metas imediatas: Envolvem tudo aquilo que você quer hoje e agora. Quer um sapato novo, uma bolsa ou uma roupa nova? Quer ir ao cinema esse final de semama, naquele barzinho ou passar um dia na praia? Anote tudo que você quer agora, saiba quanto dinheiro você precisa para conseguir e junte uma parte do seu dinheiro para alcançar esta meta.
Estabelecer metas para seu dinheiro vai garantir que você use-o com mais critério e com o que você realmente precisa ou quer. Afinal, é sempre bom poder se dar um presentinho sem comprometer seu orçamento, não e mesmo?