Escolher o carro mais barato do Brasil em 2022 é bastante difícil. Os modelos 0 km tiveram uma escalada de preços surreal nos últimos dois anos e hoje o modelo mais em conta do país, um subcompacto, beira os R$ 60 mil. Mas a redução do IPI trouxe um novo motivo para acreditarmos… ou nos iludirmos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Muitas marcas atualizaram suas tabelas em março de 2022 com redução de preços – em média, os valores baixaram 5%. É pouco, mas qualquer abatimento hoje em dia é válido. Então, reunimos aqui os 10 carros mais baratos do país.
A lista de carros mais baratos do Brasil é dominada por hatches e o primeiro sedã que aparece nesta relação encosta nos R$ 80 mil. Lembrando que consideramos sempre a versão mais em conta dentro de cada linha e com base nos preços públicos sugeridos pelos fabricantes para todo o Brasil, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, além da Zona Franca de Manaus.
O carro mais barato do Brasil é o Renault Kwid: ele acabou de ser remodelado, ganhou itens de segurança e perdeu a antiga versão de entrada Life – ainda bem, pois esta sequer vinha com ar e direção assistida. Cabe à Zen agora se segurar abaixo dos R$ 60 mil com o mínimo de equipamentos para o motorista poder sobreviver.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Mas, justiça seja feita, além do climatizador, da direção elétrica e dos quatro airbags, o Renault Kwid ganhou controles de estabilidade, de tração, painel de instrumentos eletrônico e start/stop do motor. O modelo também recebeu novo revestimento, mas o acabamento ainda é muito simples. Em compensação, continua como um dos automóveis mais econômicos do país.
O Mobi também perdeu sua versão “pé-de-boi” Easy no fim de 2021. E aí ficou difícil roubar o posto de carro mais barato do país do Kwid. Mesmo assim, a nova opção de entrada Like (antes intermediária) só é quase R$ 2 mil mais cara que o rival. Porém, com a renovação da linha Renault, o Mobi fica defasado nos itens de segurança, já que não tem ESP e oferece apenas airbag duplo exigido por lei.
No mais, ar-condicionado, vidros dianteiros (com função “um toque”) e travas elétricos e computador de bordo estão entre os itens de série. A direção tem assistência hidráulica e o motor é o velho e manjado 1.0 Fire de quatro cilindros, que foi recalibrado para se adequar às novas normas Proconve L7.
Compacto de verdade só aparece em terceiro no ranking dos 10 carros mais baratos do Brasil em 2022. Pelo menos é um hatch com motor três canecos que agrada no desempenho e itens de segurança como controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e quatro airbags.
Ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos e até um som com Bluetooth fazem parte do pacote de itens de série da versão de entrada do HB20. O carro peca pela suspensão molenga demais, porém ainda se destaca pelo pacote de revisão mais em conta do segmento.
A Fiat reduziu os preços e segurou o seu hatch pouco acima dos R$ 70 mil, o que o deixou mais em conta que o Gol. Esta versão inicial usa motor Firefly três canecos de 77/70 cv, mas não empolga muito em equipamentos.
Entre os itens de série, o trivial ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos chave tipo canivete com telecomando das portas e alarme. Uma pena é que a Fiat deixou de oferecer controle de estabilidade e de subida como opcional para este Argo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O VW Gol figura no meio do ranking entre os 10 carros mais baratos do Brasil. O veterano compacto agora só é vendido nesta versão de entrada básica – as configurações 1.6 foram encerradas no fim de 2021. Ainda carrega a fama de robustez e confiabilidade mecânica, mas, apesar da nova tabela do IPI, a Volkswagen o deixou mais caro em março e agora ele encosta nos R$ 73 mil.
O modelo se vale do bem disposto motor 1.0 três-cilindros de 84/75 cv, mas o Gol é bem basicão para estar entre os carros mais baratos. Recebe ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos e suporte para celular. A chave é do tipo canivete, mas não tem a função remota de destravar e travar as portas, e o hatch sequer vem com som.
Veja lista completa direto do site do Auto Papo