
Foto/Divulgação
Escolher o carro mais barato do Brasil em 2022 é bastante difícil. Os modelos 0 km tiveram uma escalada de preços surreal nos últimos dois anos e hoje o modelo mais em conta do país, um subcompacto, beira os R$ 60 mil. Mas a redução do IPI trouxe um novo motivo para acreditarmos… ou nos iludirmos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Muitas marcas atualizaram suas tabelas em março de 2022 com redução de preços – em média, os valores baixaram 5%. É pouco, mas qualquer abatimento hoje em dia é válido. Então, reunimos aqui os 10 carros mais baratos do país.
A lista de carros mais baratos do Brasil é dominada por hatches e o primeiro sedã que aparece nesta relação encosta nos R$ 80 mil. Lembrando que consideramos sempre a versão mais em conta dentro de cada linha e com base nos preços públicos sugeridos pelos fabricantes para todo o Brasil, exceto os estados de São Paulo e Paraíba, além da Zona Franca de Manaus.
1. Renault Kwid

- Preço: R$ 59.090
- Versão: Zen
- Motor: 1.0 12V
O carro mais barato do Brasil é o Renault Kwid: ele acabou de ser remodelado, ganhou itens de segurança e perdeu a antiga versão de entrada Life – ainda bem, pois esta sequer vinha com ar e direção assistida. Cabe à Zen agora se segurar abaixo dos R$ 60 mil com o mínimo de equipamentos para o motorista poder sobreviver.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Mas, justiça seja feita, além do climatizador, da direção elétrica e dos quatro airbags, o Renault Kwid ganhou controles de estabilidade, de tração, painel de instrumentos eletrônico e start/stop do motor. O modelo também recebeu novo revestimento, mas o acabamento ainda é muito simples. Em compensação, continua como um dos automóveis mais econômicos do país.
2. Fiat Mobi
- Preço: R$ 60.903
- Versão: Like
- Motor: 1.0 8V
O Mobi também perdeu sua versão “pé-de-boi” Easy no fim de 2021. E aí ficou difícil roubar o posto de carro mais barato do país do Kwid. Mesmo assim, a nova opção de entrada Like (antes intermediária) só é quase R$ 2 mil mais cara que o rival. Porém, com a renovação da linha Renault, o Mobi fica defasado nos itens de segurança, já que não tem ESP e oferece apenas airbag duplo exigido por lei.
No mais, ar-condicionado, vidros dianteiros (com função “um toque”) e travas elétricos e computador de bordo estão entre os itens de série. A direção tem assistência hidráulica e o motor é o velho e manjado 1.0 Fire de quatro cilindros, que foi recalibrado para se adequar às novas normas Proconve L7.
3. Hyundai HB20

- Preço: R$ 71.190
- Versão: Sense
- Motor: 1.0 12V
Compacto de verdade só aparece em terceiro no ranking dos 10 carros mais baratos do Brasil em 2022. Pelo menos é um hatch com motor três canecos que agrada no desempenho e itens de segurança como controles eletrônicos de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e quatro airbags.
Ar-condicionado, direção elétrica, computador de bordo, vidros dianteiros e travas elétricos e até um som com Bluetooth fazem parte do pacote de itens de série da versão de entrada do HB20. O carro peca pela suspensão molenga demais, porém ainda se destaca pelo pacote de revisão mais em conta do segmento.
4. Fiat Argo

- Preço: R$ 70.477
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 6V
A Fiat reduziu os preços e segurou o seu hatch pouco acima dos R$ 70 mil, o que o deixou mais em conta que o Gol. Esta versão inicial usa motor Firefly três canecos de 77/70 cv, mas não empolga muito em equipamentos.
Entre os itens de série, o trivial ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos chave tipo canivete com telecomando das portas e alarme. Uma pena é que a Fiat deixou de oferecer controle de estabilidade e de subida como opcional para este Argo.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
5. Volkswagen Gol

- Preço: R$ 72.690
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 12V
O VW Gol figura no meio do ranking entre os 10 carros mais baratos do Brasil. O veterano compacto agora só é vendido nesta versão de entrada básica – as configurações 1.6 foram encerradas no fim de 2021. Ainda carrega a fama de robustez e confiabilidade mecânica, mas, apesar da nova tabela do IPI, a Volkswagen o deixou mais caro em março e agora ele encosta nos R$ 73 mil.
O modelo se vale do bem disposto motor 1.0 três-cilindros de 84/75 cv, mas o Gol é bem basicão para estar entre os carros mais baratos. Recebe ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos e suporte para celular. A chave é do tipo canivete, mas não tem a função remota de destravar e travar as portas, e o hatch sequer vem com som.
Veja lista completa direto do site do Auto Papo