Do Financeone - É possível financiar um imóvel sem ter trabalho com carteira assinada? A resposta é sim! No entanto, é necessário comprovar que você possui renda constante, mesmo que informal. Seu extrato bancário será um dos maiores aliados. Ele vai funcionar como comprovação dos faturamentos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Quanto mais tempo a conta corrente estiver em funcionamento, mais completo se torna esse documento. Isso vai ajudar na verificação dos rendimentos do solicitante.
Além disso, é importante reunir todos os depósitos em uma só conta. Isso facilita a análise.
Entretanto, algumas instituições financiadoras podem requerer a apresentação da declaração do Imposto de Renda para complementar os dados.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A declaração anual do imposto de renda enviada para a Receita Federal também pode servir como comprovante de renda.
Portanto, mesmo que você seja isento do pagamento de imposto, é muito importante manter suas declarações anuais.
Ela funciona como um espelho da situação do ano anterior. Assim, a depender do caso, pode ser necessário apresentar outro comprovante que demonstre a um período mais recente de recebimentos.
Quem não declara imposto de renda ou não mostra o extrato bancário praticamente tem suas chances zeradas de obter aprovação para o financiamento bancário.
A seguir, confira três dicas que, além do Imposto de Renda, podem te ajudar a conseguir financiar um imóvel.
O chamado Cadastro Positivo é um programa online fornecido pelo Serasa Experian e funciona como um currículo financeiro.
Ou seja, ele reúne todos os dados de contas pagas, compras efetuadas com cartões, financiamentos e empréstimos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Sua finalidade é criar um perfil da rotina financeira do consumidor. Além de auxiliar a vida de quem paga os seus débitos sem atrasos.
Apresentar um Cadastro Positivo com contas em dia, portanto, é um fator de peso para financiar um imóvel ou qualquer outro tipo de crédito ou empréstimo.
Tenha a chamada Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE). Ela só pode ser emitida por contadores devidamente habilitados.
Desde o ano 2000, funciona como documento oficial para fins de verificação das receitas de empresários, profissionais liberais e autônomos.
Para ter validade, ela precisa do selo de Declaração de Habilitação Profissional (DHP) , fornecido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRC).
Por isso, é importante buscar um profissional de qualidade e que seja habilitado em tal Conselho, sob pena de a DECORE ser invalidada.
Os contratos e recibos dos serviços realizados também compõem o rol de documentos que servem para comprovar a receita do autônomo.
Principalmente quando estiverem devidamente assinados por ambas as partes e registrados.
Se você trabalha dessa forma e não guarda esses documentos, é uma boa dica passar a reuni-los para apresentação dos valores mensais de faturamento, quando necessário.
Aliados ao extrato bancário e à declaração do IR, a sua validação torna-se ainda mais consistente.
Essa resposta já pode ser respondida simplesmente pelo fato de que um financiamento imobiliário funciona como um empréstimo.
Dessa forma, o banco realiza o pagamento do imóvel e a sua dívida passa a ser com ele – e não mais/ou com a construtora ou o proprietário anterior do bem.
Para isso, a respectiva instituição financeira deve saber se você tem condições de arcar com a dívida.
Por isso a importância de comprovar a renda ao financiar um imóvel. É aí que ocorre a chamada análise de crédito para financiamento – que costuma ser rígida.
É preciso considerar que o parcelamento tem duração bastante longa.
O cliente passará anos com o determinado compromisso mensal desse financiamento. Por isso, deve provar que tem capacidade para arcar com todas as parcelas até o término
E, quanto maior a sua renda (e mais comprovação você apresentar) será melhor para o resultado da análise de crédito. É importante destacar que as condições de pagamento também podem ser melhores.
No caso de um autônomo querer financiar um imóvel, a documentação necessária para comprovação de renda é a seguinte:
-> Extrato bancário;
-> Declaração de imposto de renda;
-> Recibos emitidos (com as guias de recolhimentos de impostos);
-> Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).
O ideal é que você reúna o máximo de documentos possíveis. Não economize, leve tudo o que tiver!