Do site Fotegon - Hoje eu quero conversar com você sobre aquela velha dúvida de sempre: o quanto devo guardar do salário por mês. Muitas pessoas ficam naquele pensamento de que poupar depende de ganhar mais, mas vou te antecipar que não é bem por aí.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Eu sei, não é fácil. Nós não aprendemos desde cedo a cuidar da nossa vida financeira. Fala sério, em casa ou na escola você aprendeu a lidar com o seu dinheiro?
Depois de adulto então, fica bem complicado separar o dinheiro. As contas não param de chegar e o dinheiro vai embora antes do mês acabar.
Aí é aquele papo de sempre sonhar em economizar o salário. Quem sabe um dia… Ou, assim que acabar tal parcela… Prometo que quando tiver um aumento.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Tenho uma boa notícia para você que parou por aqui e quer saber como fazer e o quanto reservar do salário e ser feliz!
Preparei dicas simples e bem práticas, que gradualmente você vai conseguir colocar na sua vida. Lembre-se, métodos mirabolantes ou que prometem "riquezas" de um dia para o outro, certamente vão te enganar.
Olha pro espelho mais perto de você aí e diz: "eu vou ter dinheiro!". Confiança é tudo né?!
Quem deseja saber o quanto deve reservar do salário por mês, certamente vai achar algumas dicas por aí. Existem regras e métodos diferentes. O que eu quero contar para você é como um tipo de estilo de vida, criar um hábito.
Já ouviu falar em regras para guardar dinheiro?
Falando financeiramente, uma das regras mais famosas é a 50-15-35. Esses números representam percentuais que você deve guardar dos seus ganhos mensalmente.
Nesse exemplo, 50% do seu salário deve ir para os gastos essenciais. Tudo aquilo que você precisa para viver. Aluguel, supermercado, vestimenta e escola dos filhos. Ou seja, tudo aquilo que é indispensável.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
15% do seu salário deve ser destinado para as prioridades financeiras. Tem alguma dívida, empréstimo ou tipo de conta que você se compromete mensalmente? Então, utilize essa reserva para isso.
Já os 35% são reservados para os seus hobbies. Passeio com os filhos, ou para os solteiros, aproveitar da maneira que quiser. Uma viagem, pedir comida ou cinema estão inclusos.
Tenha em mente que, este é um modelo para quem consegue ter um bom controle financeiro e também um ganho maior. Caso a sua renda não seja tão alta por enquanto, sugiro não seguir a regra 50-15-35.
Mas a primeira dica deste post é essa: use uma regra
Não precisa ser exatamente 50% 15% e 35%. Escolha porcentagens reais para seu salário e gastos. Antes de tudo, pense que você vai começar a economizar, e depois de um tempo que vai destinar um valor para cada coisa.
Para quem nunca guardou uma parte do salário, é importante começar aos poucos e sem grandes planos. O que você deve ter em mente, é criar uma reserva de segurança.
Sabe aquelas horas de aperto, e geralmente elas vêm sem avisar? Assim como o carro que quebra ou alguém que adoece e tantas outras coisas, você vai estar preparado se tiver uma reserva, além de não sofrer maiores dores de cabeça.
Começar justamente aos poucos e conseguir juntar um dinheiro é muito importante para que você consiga alcançar aqueles sonhos maiores ou objetivos que você tem guardados.
Construir uma casa, trocar de carro, fazer uma faculdade… enfim, tudo necessita de um investimento. E para que isso aconteça, é preciso aprender como fazer. E nada melhor do que iniciar do modo certo.
Primeiro passo: não confunda reserva com sonhos ou objetivos.
Comece pensando baixo, é assim que você vai conseguir. Coloque como meta por exemplo, economizar 10% todos os meses. Esse é realmente um número baixo, mas ótimo para quem não ganha muito, possui contas ou está começando.
Se puder guardar do salário mais de 10%, ótimo! Mas, se atente a ter como regra o mesmo valor todos os meses.
Segura essa dica, que eu acho ótima: começando por pouquinho, você vai se incentivar a atentar guardar mais. Quando começar a resolver seus problemas financeiros mais facilmente porque guardou, isso vai ser como uma recompensa para você.
Então lembra do segundo passo: o quanto você deve guardar do salário por mês, é aquilo que você pode. E começar aos poucos é melhor!
Agora, você já sabe o porquê e o quanto deve reservar do salário por mês. Então, reuni algumas dicas bem legais para você seguir o seu plano, de um jeito mais tranquilo.
Tem muita gente por aí que diz que guardar dinheiro é mole. Para quem ganha bem talvez seja né? Aliás, muita gente se engana em pensar que ganhar mais vai resolver o problema de não ter uma reserva.
Por isso é tão importante aprender logo a lidar com o seu dinheiro, para que quando você tenha a oportunidade de um salário melhor, seja mais fácil ainda. Isso que eu estou te falando, tem haver com a próxima dica:
Não faça seu orçamento ou pense nos seus gastos com o valor que você ganha mensalmente. Faça todos os seus cálculos sempre abaixo. Como por exemplo, se você ganha R$ 1.500, cote seu orçamento em R$ 1.200.
Assim, você se força a economizar, já que o dinheiro excluído, "não existe" e você economiza.
Já sabe o quanto guardar do salário por mês? Então, assim que o pagamento sair, já poupe o que você se propôs. Não deixe para separar depois ou assim que acabar o mês.
E resista a tentação de usar o dinheiro guardado. Ele deve ser usado somente em emergências ou para um futuro objetivo, assim que você já estiver poupando com facilidade.
Essa dica é muito legal para quem vai começar a poupar e gosta de tudo organizado. Tenha uma conta separada daquela que você recebe seu salário.
Aproveite que existem contas digitais gratuitas, que você pode abrir pelo celular e não paga nada por transferências ou manutenção dela.
Aí fica bem fácil de praticar a economia no mesmo instante em que você recebe. Salário na conta? Transfira para a outra.
Quer um conselho? Escolha uma conta que faça seu dinheiro render. Existe a famosa poupança, mas te garanto que existem outros tipos de contas que fazem seu dinheiro render de uma forma fácil.