Do Financeone - Uma franquia de pizzaria está entre as melhores opções de negócio para quem quer empreender no ramo de alimentação. Além de ser altamente lucrativo, esse tipo de empreendimento já faz parte da cultura brasileira e atrai clientes facilmente se tiver uma boa receita.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para começar, segundo uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de alimentação faturaram R$13,5 bilhões no quarto trimestre de 2021. É um dos principais segmentos do mercado.
Além disso, dados da Associação de Pizzarias Unidas do Brasil e da Betway, divulgados no ano passado, apontam que o Brasil é um dos países que mais consome pizza no mundo, produzindo aproximadamente um milhão delas por dia.
Por isso apostar nesse negócio pode ser uma boa pedida! Quer saber mais? Então continue lendo este artigo!
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Além de ser um empreendimento lucrativo, uma franquia de pizzaria faz parte de um um mercado já consolidado. Ela também pode ser administrada com mais facilidades que outros tipos de estabelecimentos mais complexos, pois não tem muitas sazonalidades.
O empreendedor também tem flexibilidade de atuação, já que existem vários formatos para vender esse tipo de alimento: salão a la carte, rodízio, venda em pedaços e delivery (muito comum no ramo).
Dito isso, confira a seguir cinco opções para conhecer e apostar em 2022!
Um das mais famosas franquias de pizzaria, Domino’s é também a maior rede de pizzarias do mundo. São mais de 19 mil unidades espalhadas em mais de 90 países.
Desse total, 327 lojas estão no Brasil e a empresa ainda tem plano de expansão no país: dobrar de tamanho até 2025. O modelo de negócio é focado em estratégias locais, com entrega rápida e de qualidade.
A Domino’s oferece suporte ao franqueado com treinamentos, central de compras, estudo de viabilidade e auxílio na implementação do negócio e outros suportes.
O franqueado pode escolher entre dois modelos de lojas: Lite (115 m²) e Lite Delivery (95m²).
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Outra opção é a famosa Pizza Hut, que atua com quatro modelos de loja, sendo os dois maiores: Pizza Hut FCD, que oferece delivery e não tem mesas (120m²); e o FCD with Seats, com mesas no local, delivery e entrega para viagem (180m²).
Os modelos menores são: Pizza Hut Food Court/Express, que é o modelo das praças de alimentação em shoppings (50m² mais 20 m² de mezanino); e o Pizza Hut Small Box, exclusivo para delivery e venda para viagem (50m²).
Esta é uma franquia com alto custo inicial, provavelmente uma das mais caras (se não a mais cara) franquia de pizzaria. Mas para quem tem como investir, compensa pela marca bem estabelecida e alta lucratividade.
A Brickell Pizzas é uma franquia de pizzaria diferenciada, pois trabalha vendendo fatias prontas e o franqueado já a recebe montadas. O produto chega congelado na unidade, bastando levar ao forno e vender para o cliente quentinho.
É bem diferente de outras empresas, que costumam trabalhar com o produto fresco, mas ganha vantagem na rapidez e praticidade. A pizza vem direto da cozinha central, que fica em Blumenau, em Santa Catarina.
Inclusive, a empresa tem planos de expansão e, segundo informações do site, está selecionando candidatos de Santa Catarina e Paraná, além de ter lista de espera para São Paulo e Rio Grande do Sul.
O franqueado também pode oferecer buffet, além das fatias de pizza.
O Pizza Studio é uma franquia de pizzaria baseada em um modelo de negócio americano, que já é sucesso em países como Canadá e Estados Unidos.
Nesta rede, a inovação está na forma na forma de servir: o cliente monta a sua própria pizza na hora.
A marca salienta que o atendimento é pautado em três pilares: customização pelo cliente, ingredientes de qualidade e agilidade — pizza pronta em menos de 3 minutos.
Já existem 65 lojas no Brasil estabelecidas em Recife (PE), Goiânia (GO) e Salvador (BA).
Os principais pontos de interesse da marca para estabelecimento das unidades são: Shopping centers, pequenos centros comerciais, nas proximidades de centros médicos e hospitalares, proximidades ou dentro de universidades, ruas e locais de grande movimentação, além de aeroportos.
A quinta sugestão de franquia de pizzaria é uma que já faz bastante sucesso em algumas regiões de São Paulo. Existem 20 lojas da Super Pizza Pan no Brasil, onde a marca atua desde 2005.
Esse também é um modelo de fácil operação, sem necessidade de pizzaiolo e com linha de produção inteligente. O franqueado recebe suporte e treinamento para iniciar o negócio.
Um diferencial da marca são as parcerias e ações especiais que realiza frequentemente, relacionado novos sabores a campanhas e pessoas com alguma notoriedade.
a Super Pizza Pan tem dois modelos de atendimento: somente delivery (80 m²) e restaurante + delivery (120 m²).