Foto/Reprodução
Como já mostramos em outra matéria aqui mesmo no Notícias Concursos, a aceleração da inflação tem atingido principalmente os extratos mais pobres. Isso se deve, principalmente ao fato de que os bens de consumo mais atingidos são os considerados mais básicos e dos quais ninguém pode abrir mão tais como, alimentos, energia elétrica e gás de cozinha.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
A escalada do preço dos alimentos tem surpreendido o consumidor.
Diante desse cenário, o Notícia Concursos traz algumas dicas de como economizar na alimentação e na hora de fazer as compras no mercado para que a alta do preço dos alimentos não te impeça de comprar o que precisa.
Com algumas lições de economia doméstica você poderá se alimentar bem sem precisar gastar muito.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Cozinha e Alimentação
- Assar mais de um alimento ao mesmo tempo. Cozinhar dois alimentos ao mesmo tempo é sinônimo de economia seja de energia elétrica (no caso do forno elétrico), seja de gás (no caso de forno à gás)
- Visitar hortas comunitárias. São boas opções na compra de verduras e hortaliças. O preço baixo dos alimentos das famosas feiras de frutas, verduras e legumes que fecham as ruas em determinado dia da semana também são ótimas opções.
- Cozinhar mais, menos fast food. Bateu aquela preguiça ou vontade de comer algo diferente? Os fast food a um clique do dedo são a pedida. Entretanto, cozinhar é uma solução bem melhor. Proporciona uma economia brutal, além de você poder desenvolver seus dotes culinários ou cozinhar por terapia.
- Comprar frutas da época. Elas são mais baratas. Pesquise e aproveite o preço desses alimentos.
- Reaproveitar as sobras. Nem todas as sobras precisam ir para o lixo. Na internet existem muitas receitas com sobras de alimentos. Aproveite também para exercer sua criatividade na cozinhar e inventar saborosos pratos com as sobras.
- Manter as panelas fechadas ao cozinhar. As panelas abertas fazem com que se gaste mais gás para o cozimento efetivo.
Preço baixo dos alimentos nas Compras no mercado
- Fazer uma lista. Se você não tem dinheiro para sair distribuindo já deve ter experimentado a sensação de arrependimento após ver o valor de uma compra em que acabou pegando aquela guloseima a mais. Por isso, fazer uma lista somente com aquilo que realmente está faltando evitará que você acabe comprando coisas que não necessita e que vê como gasto supérfluo e das quais pode se arrepender depois.
- Levar dinheiro contado. Se você sabe o quanto custa o que você vai comprar, leve o dinheiro contado. Se quer usar o cartão de crédito exerça o auto-controle, não deixe que o preço dos alimentos seja um vilão.
- Fazer refeição antes de ir ao supermercado. Ir para o supermercado com o estomago vazio é um prato cheio para você comprar doces ou outras comidas que não precisa comprar naquele momento.
- Comprar marcas genéricas. Em geral as marcas famosas possuem custos mais elevados do que aquelas que não são populares. As vezes a marca faz a diferença, mas muitas vezes não. Experimente novos produtos e se surpreenda.