--->

URGENTE

Nordeste

Quem era o estagiário fitness morto em academia após caso com mulher casada

Quem era o estagiário fitness morto em academia após caso com mulher casada

Leia a Notícia

Atenção
Poupança ainda vale a pena? Conheça 5 investimentos mais rentáveis
Na realidade, devido a sua baixíssima rentabilidade, a poupança não pode mesmo nem ser considerada um investimento

Publicado em 12/01/2021 12:11

Foto/Reprodução


No Brasil, temos uma cultura muito diferente quando se trata de investir dinheiro. Mesmo com a menor taxa Selic da história, muitos brasileiros ainda deixam seu dinheiro guardado na poupança.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entretanto, poucas pessoas sabem que deixar seu dinheiro aplicado poupança não é nem de longe um bom negócio. Na realidade, devido a sua baixíssima rentabilidade, a poupança não pode mesmo nem ser considerada um investimento.

Mas é preciso parabenizar aqueles que foram disciplinados e conseguiram guardar dinheiro na poupança. Isso porque o Brasil é um país com uma população extremamente endividada, e poucos são os que conseguem ficar longe de dívidas e poupar. Portanto, apesar de a poupança não render mais tanto assim, aqueles que conseguiram guardar dinheiro estão na frente da maior parte da população.

Por que deixar o dinheiro na poupança não é uma boa escolha?

Apesar de muitos terem a concepção de que a poupança sempre possui rendimento de 0,5% a.m, essa não é uma regra para essa aplicação. Por isso, não acredite que a poupança irá possuir esse rendimento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A verdade é que as expectativas para a poupança não são nada animadoras.

Mas a partir de agora, com a aplicação rendendo tão pouco, apenas poupar não será mais suficiente. Nesse sentido, será preciso agir e procurar novas modalidades de investimento. Assim, o dinheiro guardado poderá se multiplicar mais rápido e começar a gerar uma renda passiva. Isto é, uma renda que independe de trabalho, e que vêm exclusivamente de investimentos realizados.

Há inúmeros tipos de investimentos financeiros no Brasil, principalmente, para quem deseja aumentar sua renda mensal, ampliar o patrimônio, poupar para emergências, ou até planejar a aposentadoria.

O brasileiro não tem essa cultura de investir por dois motivos: primeiro que essas modalidades não são muito incentivadas; segundo que as pessoas sentem-se inseguras com os riscos que envolvem os investimentos.

Investimentos melhores que a poupança para 2020

Para garantir um rendimento melhor para o seu dinheiro guardado na poupança será preciso começar abrindo uma conta em uma corretora. Isso porque essas instituições possuem e oferecem investimentos melhores e com taxas menores que os bancos tradicionais.

Após abrir a conta, já será possível realizar uma transferência do dinheiro da poupança para a sua corretora. Então, você estará pronto para realizar investimentos melhores e mais rentáveis com o dinheiro da poupança em 2020.

Ações

Ações são basicamente uma modalidade de investimento que lhe dá direito à uma parte de propriedade de uma empresa. Essas ações são adquiridas por compra e funciona exatamente como quando você se torna sócio da companhia, tendo sua participação determinada pela quantidade de ações adquiridas.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Essas ações são negociadas nas Bolsas de Valores por intermédio de corretoras. O potencial de retorno é super alto, porém o risco também é grande.

Fundos de investimento

Como o próprio nome já diz, é um fundo de investimento feito por vários cotistas e investidores que compartilham seus recursos buscando aumentar os lucros e diminuir riscos.

Esses recursos são administrados por um gestor e a divisão dos lucros é feita conforme os investimentos dos cotistas. Sendo assim, o investidor não precisa se preocupar com as oscilações do mercado, como no caso da compra de ações.

Essa modalidade tem como vantagem ser simples e prática e menores riscos. Em contrapartida, é necessário pagar taxas de administração.

Títulos públicos

Títulos públicos são o tipo de investimento mais comum entre os brasileiros (os que costumam investir). Títulos públicos consiste em certificados de dívida. Eles são utilizados e emitidos pelo governo federal com o intuito de obter recursos para financiamento da dívida pública. Em outras palavras, é como se você emprestasse dinheiro ao governo.

Esses títulos podem ser adquiridos por meio de leilão ou diretamente com a Secretaria do Tesouro Nacional. É possível também contratar corretoras para fazer este trabalho por você.

Essa modalidade de investimento é a mais comum porque não tem perigo de você perder o dinheiro que investiu. Você sempre receberá mais ou o mesmo valor investido. Você pode optar por títulos de renda fixa, onde você já sabe previamente quanto renderá o seu dinheiro. Ou então pode escolher títulos em que o rendimento oscila conforme a taxa da inflação.

Debêntures

Na mesma “pegada” dos títulos públicos, existem os debêntures, títulos emitidos por empresas. É basicamente a mesma coisa, porém você está negociando com empresas privadas, logo o risco é maior, assim como o rendimento.

LCI, LCA, CDB e RDB

LCI (Letras de Crédito Imobiliário) e LCA (Letras de Crédito do Agronegócio) são dois tipos de investimento de renda fixa. Ele funciona muito parecido com os títulos públicos, mas são emitidos por bancos. No LCI, o seu dinheiro investido é revertido em empréstimo para o setor imobiliário e, no LCA, para o setor de agronegócio.

Apesar de não garantir renda tão alta quanto os demais investimentos, ainda assim o juros é bem maior do que a poupança e é uma modalidade excelente para quem procura investimento de curto e médio prazo.

Já no CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o RDB (Recibo de Depósito Bancário), o “empréstimo” é feito direto ao banco e a renda também é fixa. A diferença entre os dois é de que no primeiro é possível negociar o vencimento deste empréstimo, já no RDB não. Ele é inegociável e intransferível.

Conheça algumas das principais corretoras para investir seu dinheiro:

 

– XP Investimentos: é a maior corretora do Brasil. O Itaú, maior banco do Brasil, é dono de 49% da XP Inc. e, recentemente, a empresa abriu capital na bolsa norte-americana. Possui todos os tipos de investimento em sua plataforma, é taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.

 

– Rico: é uma corretora do grupo XP. Muito conhecida por ser a maior corretora de investimentos no Tesouro Direto. Possui taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.

– Clear: também é uma corretora do grupo XP. O chamariz da Clear é a taxa zero – ela não oferece nenhum custo para nenhum tipo de investimento. Muitos investidores gostam da Clear para aproveitar a taxa zero em seu home broker (ETFs, FIIs, ações e etc).

– Easynvest: apelidada de “Easy”, é uma grande corretora brasileira. Oferece todos os tipos de investimento em sua plataforma e tem taxa zero para fundos imobiliários e ETFs em seu home broker.

– modalmais: a modal é uma gigante do mercado já que veio do Banco Modal. Oferece todos os tipos de investimento em sua plataforma, tem taxa zero para fundos imobiliários, mas cobra taxas para ações.

– Órama: o grupo Globo é dono de uma parte da Órama, essa corretora de investimentos do Rio de Janeiro. É muito conhecida por sua plataforma de fundos e possui taxa zero para ETFs e FIIs.

Qual é o melhor tipo de investimento para mim?

Bom, a resposta pode ser meio óbvia, mas você deve escolher aquele que esteja alinhado ao seu perfil como investidor. Geralmente quanto maior os ganhos, maior o risco. Porém, ao diversificar os tipos de investimento, você consegue reduzir os riscos e aumentar o potencial de retorno.


COMPARTILHAR NO WHATSAPP

-->