Importante Saber
Nove coisas que você faz no dia a dia que está consumindo seu orçamento sem você perceber
Analise seu orçamento, veja cada gasto que você tem, desde os menores até os essenciais e coloque tudo na ponta do lápis.

Publicado em 12/10/2020 13:11 - Atualizado em 12/10/2020 13:11

Imagem de Ioannis Karathanasis por Pixabay


Ter um controle financeiro é algo muito importante, mas poucas pessoas conseguem de fato colocar isso em prática. Nossa vida está cheia de gastos desnecessários que consomem grande parte do nosso orçamento.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

É fundamental ficar de olho no seu dinheiro. Analise seu orçamento, veja cada gasto que você tem, desde os menores até os essenciais e coloque tudo na ponta do lápis. Muitos acham prático usar uma planilha para fazer o controle dos seus gastos, mas de nada adianta fazer uma planilha de controle de gastos se você só joga os números la e depois esquece deles.

Ao cortar os gatos desnecessários que mostaremos aqui, você a terá uma folga no seu orçamento. Assim sobrará mais dinheiro no final do mês e você conseguirá usa-lo melhor.

1. Cuidado com as promoções

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto/Agencia Brasil

Foto/Agência Brasil

Quem nunca se sentiu tentado a gastar com uma super mega promoção irresistível?  Você se depara com um produto em promoção e acaba comprando por impulso. Mas antes de acumular mais uma dívida se pergunte: Você precisa mesmo desse produto? Tem que ser agora? Você tinha planos para aquela compra? Se a resposta for não, deixe para outro momento. Mesmo que o valor seja menor naquela hora, ele continua sendo uma despesa que não estava no orçamento. Priorize comprar o que você realmente precisa e antes de comprar faça uma boa pesquisa de preço, mesmo que para isso você precise esperar um pouquinho mais para comprar.

2. Cartão de crédito

Tente adotar o hábito de não carregar seu cartao de crédito com você sempre que você sai de casz. Esse hábito pode o levar a fazer várias compras por impulso. Utilize-o apenas para o essencial, e sempre observe na sua fatura valores gastos desnecesariamente para serem cortados no próximo mês.

3. Assinaturas

Ggg

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Foto ( Imagem de mohamed Hassan por Pixabay )

A quantidade de conteúdo disponível gratuitamente na internet é uma ótima alternativa para quem quer reduzir gastos com conteúdos pagos. Assinaturas de revistas, podcasts, pacote de tv a cabo podem ser repensados.

4. Desperdício na dispensa

Evite fazer grandes estoques de produtos em casa, especialmente daqueles que tem pouco tempo de validade. Quando se trata de produtos de limpeza, opte em comprar aqueles que tem ação multiuso, assim você compra apenas um produto  para usar em várias partes da casa, o que economiza muito dinheiro e evita o desperdício.

5. Compras de supermercado

Antes de ir ao supermercado sempre faça uma lista de compras e tente se apegar a ela. Sem uma lista, tendemos a comprar mais produtos que não preciamos e acabamos esquecendo de comprar produtos que realmente precisamos. Isso vai nos fazer voltar ao mercado e acabar gastando novamente, mais e mais. Já ficou encantado com tantas opções de doces e salgados na padaria do supermercado? Uma dica importante é nunca ir ao supermercado com fome, isso nos faz comprar mais do que precisamos.

6. Celular pós pago

Hoje em dia as pessoas perderam o hábito de fazer ligações. Isso se deu em parte devido ao crescimento e popularização de aplicativos de mensagem como whatsapp, telegran e das conexoes wi-fi. Sendo assim para a maioria das pessoas um plano do tipo controle é mais do que suficiente para o cotidiano.

7. Máquina de lavar roupas

Calma, nao vamos dizer que voce nao deve usar sua máquina de lavar roupas... Mas poucas pessoas sabem que a máquina de lavar roupa consome muita eletricidade e água. Sendo assim procure acumular mais roupas para fazer menos lavagens por semama. Tente encher a máquina de acordo com a capacidade dela. E se aquela peça não pode esperar, use suas luvas de limpeza e lave a mão mesmo. A econimia vale a pena. O mesmo se aplica a lava-louças. Ao fazer isso as contas de água e energia chegarão na sua casa com um valor bem mais em conta e vai gerar uma boa economia.

8-Alimentação fora de casa

Agencia Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo que você não vá a restaurantes com  frequência, observe os pequenos gastos em passeios e saídas no dia a dia. Aquele trocadinho gasto em lanches quase todo dia, já pode fazer uma grande diferença no final do mês, mesmo que na hora nao parece ser muito dinheiro, talvez R$ 5,00 ou R$10,00 reais. Tente anotar por um mês toda vez que você gastar com algo assim e se surpreenda ao descobrir no final do mês quanto você poderia ter economizado. Todos sabem que comer em casa é muito mais barato do que comer na rua. Então ao sair leve na bolsa algo pronto de casa como um sanduíche ou uma fruta. E se você é apaixonado por restaurantes, separa um dia ou mais no mês para ir ao seu restaurante preferido, sempre respeitando seu orçamento.

9. Produtos falsificados ou de pouca qualidade

Produtos desse tipo tem pouca vida útil. Em geral bastam poucas vezes de uso para já perderem sua utilidade. Aquela bijouteria baratinha vai ficar preta bem rápido, aquele relógio falsificado vai oxidar e cair as peças, aquela bolsa ou mochila de pouca qualidade vai se desgastar e rasgar muito rápido, e logo você terá que gastar novamente para comprar outro item para substituir aquele. O barato muitas vezes sai caro. Prefira ter um sapato bom do que 10 ruins. Procure guardar seu dinheiro e investir em produtos que tem uma qualidade superior, que irão durar muito mais.

Siga-nos no Instagram: Conexão Economia


COMPARTILHAR NO WHATSAPP