Foto/Reprodução
Do Capitalist - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo trouxe dados alarmantes acerca da situação financeira dos brasileiros. No último mês, uma pesquisa da organização mostra que cerca de 71% das famílias no país estão endividadas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Dada a crise atual que abrange todo o país, não é de se espantar que uma boa parcela da população esteja com o nome sujo.
A alta nos preços dos produtos, causada pela inflação, fez com que os cidadãos acumulassem dívidas e se vissem presos à situação de negativados.
Ter um dívida em atraso é uma situação que ninguém deseja viver, ainda mais quando o acesso ao crédito tem ficado cada vez mais restrito durante a pandemia.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Para ajudar na tarefa de limpar o nome, elencamos 4 dicas financeiras que podem ajudar aqueles que buscam a adimplência.
Observe:
- Evite o acúmulo de novos débitos: mesmo que o cartão de crédito possa ser uma opção vantajosa, é necessário atenção para o uso da ferramenta. Para não criar novas dívidas, fuja de parcelamentos e pague suas compras à vista sempre que possível.
- Planeje os seus gastos: saber quais as dívidas estão causando a inadimplência é um dos passos essenciais para se manter organizado e conseguir limpar o nome. Uma dica é montar um planilha contendo o número de dívidas e quais delas demandam parte da sua renda mensal. Pensar em forma de como pagá-las, seja ampliando a fonte de renda, também pode ajudar na melhoria financeira.
- Gaste menos do que ganha: pode parecer clichê, mas manter os gastos mensais abaixo do que é obtido em rendimento mensal é uma das dicas primordiais para o bem-estar financeiro. Montar uma reserva para possíveis emergências também faz parte do processo.
- Gaste apenas o necessário: talvez esta seja a principal dica para quem está negativado. Discernir o destino do dinheiro é de grande valia para as finanças. Cortes de gastos desnecessários podem ter esse papel, como pacotes de internet exorbitantes, serviços de streaming de TV, pedidos de comida, etc.