Com o avanço da pandemia da covid-19, muitos pequenos empreendedores estão sofrendo para manter seus estabelecimentos abertos, o que é compreensível, já que vivemos em meio a tantas incertezas desde a chegada da doença. Com isso, o governo federal resolveu disponibilizar aos micro e pequenos empreendedores a possibilidade de solicitar empréstimos.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
O crédito será liberado para pessoas físicas e jurídicas, o que chamamos de MEI (Microempreendedores Individuais).
Está liberado até 20 mil para cada empreendedor, para empréstimos através do (BNDES) Banco Nacional de Desenvolvimento, desde que a pessoa seja microempreendedor individual.
O MEI é a maneira mais simples para oficializar o trabalho por conta própria. Principalmente devido a pandemia, muitas pessoas ficaram sem emprego ou ainda, precisando de uma renda extra.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Por este motivo, quem estiver usando o MEI também está vinculado ao INSS, assegurando sua aposentadoria e outros direitos.
Para obter crédito com o MEI, o microempreendedor precisa estar em dia com suas obrigações para com o registro, além de ter o faturamento dentro do limite permitido. Vale lembrar que o registro do MEI refere-se a uma pessoa física que possui CNPJ e não para empresas.
Existem algumas regras para o trabalhador autônomo registrado com o MEI que são as seguintes:
Para realizar a solicitação do empréstimo ao BNDES, é preciso acessar o site do canal MPME ou solicitar por meio de agentes do BNDES de microcrédito de acordo com a sua localidade. Depois será feia uma análise das condições para conseguir o financiamento. A resposta deve levar em torno de 48h.
Através do BNDES as taxas de juros para financiamentos são bem baixas, não ultrapassando 4% ao mês com todos os encargos já inclusos, e possui um processo bem simples para solicitar. Assim, com a obtenção do dinheiro o empreendedor só precisa pensar na evolução de sua empresa.
Para a realização da solicitação é preciso ficar atento a algumas exigências, tais como:
Com a obtenção do empréstimo, o microempreendedor pode investi-lo na produção fixa, compra de equipamentos, obras, melhorias e aquisições. Lembrando que é importante estar atento para usar o dinheiro para impulsionar o negócio e ter bastante cautela para não contrair muitas dívidas.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Do Capitalist