Foto/Reprodução
Brasileiros que nunca contribuíram com a Previdência Social podem conseguir uma ajuda no valor de R$ 1.100 pelo Instituto Federal do Seguro Social (INSS). Trata-se do chamado Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social, mais conhecido como BPC/LOAS.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Antes de tudo, é preciso destacar que embora seja liberado pelo INSS, o BPC/Loas não tem as mesmas características de uma aposentadoria.
+ Empréstimo sem burocracia: Confira 2 bancos que oferecem opções facilitadas
Ele é enquadrado como um benefício social, pois não exige contribuição prévia para ser concedido.
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
Podem se cadastrar os cidadãos que atendem as regras do programa, como ter idade superior a 65 anos de idade ou ser pessoa com deficiência (PcD).
Em ambas as situações, o beneficiário deve ter renda familiar per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo vigente, além de ser inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).
Em relação ao valor do BPC/LOAS, o pagamento é de um salário mínimo, atualmente R$ 1.100. Dessa forma, o recurso viabiliza de forma parecida a assistência até para quem nunca contribuiu com o INSS.
Contudo, ao contrário de quem é aposentado, o BPC não disponibiliza 13º salário.
O primeiro passo para se tornar beneficiários do BPC é se inscrevendo no CadÚnico. Isso pode ser feito no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Em seguida, basta o cadastrado acessar o site do Meu INSS e dar entrada no pedido de inclusão no benefício.
Capitalist
- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -
+ Conheça 06 contas digitais que oferecem empréstimo sem burocracia